Artigo E-book VIII ENESEB

E-books

ISBN: 978-85-61702-69-4

PERCEPÇÕES ESTUDANTIS DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA COMPREENSÃO CURRICULAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL
"2024-01-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102529
    "edicao_id" => 312
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 268
    "titulo" => "PERCEPÇÕES ESTUDANTIS DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA COMPREENSÃO CURRICULAR"
    "resumo" => "Este trabalho se apresenta como uma análise das percepções estudantis acerca do currículo de Sociologia nas escolas estaduais de Fortaleza, através de uma pesquisa realizada em 2021. Para tanto, as metodologias utilizadas no percurso foram quantitativa, uma vez que utilizou dados coletados do questionário aplicado online aos(às) estudantes, e qualitativa, no que concerne à aplicação do questionário e análise dessas informações. O objetivo precípuo do trabalho se mostra na compreensão, a partir da experiência do alunato com os conteúdos da Sociologia escolar, das operações críticas e das representações que eles realizam sobre o currículo dessa disciplina. O aporte teórico se baseou em Lopes e Macedo (2013), Gonçalves (2020) e Arroyo (2014) e, no que aponta à concepção de representações sociais utilizadas na pesquisa, a referência foi de Jodelet (1984). Dos muitos aspectos coletados na conclusão, destaco que 85% dos estudantes têm o interesse pelo estudo despertado pelo(a) professor(a), 79,7% conseguem associar a Sociologia com sua realidade, além de declarar uma receptividade satisfatória da componente, bem como no reconhecimento da importância na sua formação cidadã (94,2% consideram que sim, a Sociologia ajuda na formação enquanto cidadão)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID268_TB22_19052023112251.pdf"
    "created_at" => "2024-01-22 16:12:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA TÂMEA SANTOS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "mayaratamea@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png"
    "data_publicacao" => "2024-01-15"
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102529
    "edicao_id" => 312
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 268
    "titulo" => "PERCEPÇÕES ESTUDANTIS DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA COMPREENSÃO CURRICULAR"
    "resumo" => "Este trabalho se apresenta como uma análise das percepções estudantis acerca do currículo de Sociologia nas escolas estaduais de Fortaleza, através de uma pesquisa realizada em 2021. Para tanto, as metodologias utilizadas no percurso foram quantitativa, uma vez que utilizou dados coletados do questionário aplicado online aos(às) estudantes, e qualitativa, no que concerne à aplicação do questionário e análise dessas informações. O objetivo precípuo do trabalho se mostra na compreensão, a partir da experiência do alunato com os conteúdos da Sociologia escolar, das operações críticas e das representações que eles realizam sobre o currículo dessa disciplina. O aporte teórico se baseou em Lopes e Macedo (2013), Gonçalves (2020) e Arroyo (2014) e, no que aponta à concepção de representações sociais utilizadas na pesquisa, a referência foi de Jodelet (1984). Dos muitos aspectos coletados na conclusão, destaco que 85% dos estudantes têm o interesse pelo estudo despertado pelo(a) professor(a), 79,7% conseguem associar a Sociologia com sua realidade, além de declarar uma receptividade satisfatória da componente, bem como no reconhecimento da importância na sua formação cidadã (94,2% consideram que sim, a Sociologia ajuda na formação enquanto cidadão)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID268_TB22_19052023112251.pdf"
    "created_at" => "2024-01-22 16:12:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA TÂMEA SANTOS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "MAYARA"
    "autor_email" => "mayaratamea@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb"
    "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png"
    "data_publicacao" => "2024-01-15"
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52"
    "publicacao_id" => 100
    "publicacao_nome" => "E-book ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 312
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-eneseb"
        "nome" => "E-book VIII ENESEB"
        "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n
          <br />\r\n
          a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\n
          b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\n
          c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n
          d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2023"
        "logo" => null
        "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png"
        "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-07-07"
        "final_evento" => "2023-07-09"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => "2024-01-15"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-02-15 09:21:52"
        "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 312
        "publicacao_id" => 100
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "e-book-viii-eneseb"
        "nome" => "E-book VIII ENESEB"
        "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
        "descricao" => """
          O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n
          <br />\r\n
          a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\n
          b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\n
          c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n
          d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia.
          """
        "pasta" => "ebooks/eneseb/2023"
        "logo" => null
        "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png"
        "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-07-07"
        "final_evento" => "2023-07-09"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => "2024-01-15"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-02-15 09:21:52"
        "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 196
                "edicao_id" => 312
                "codigo" => "978-85-61702-69-4"
                "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png"
                "titulo" => "E-book VIII ENESEB"
                "prefacio" => """
                  O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\n
                  b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\n
                  c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n
                  d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Izabela Janete&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n
                  ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n
                  MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n
                  CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n
                  ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n
                  MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n
                  ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n
                  ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n
                  CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n
                  FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANG&Eacute;LICA LYRA DE ARA&Uacute;JO (UEL)<br />\r\n
                  IVALDINETE DE ARA&Uacute;JO DELMIRO G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n
                  FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n
                  MARTON TAM&Aacute;S G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n
                  C&Iacute;CERO MUNIZ BRITO (IFSert&atilde;oPE/UnB)<br />\r\n
                  ARIST&Oacute;TELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n
                  CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n
                  ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n
                  ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n
                  JULIA POLESSA MA&Ccedil;AIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n
                  ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n
                  JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n
                  AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MIRANDA OLIVEIRA J&Uacute;NIOR (UESB)<br />\r\n
                  NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n
                  FERNANDA FEIJ&Oacute; (UFAL)<br />\r\n
                  HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n
                  L&Iacute;GIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n
                  FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n
                  LUCIANO MAGNUS DE ARA&Uacute;JO (UNIFAP)<br />\r\n
                  DANYELLE NILIN GON&Ccedil;ALVES (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n
                  IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  ISAURORA CL&Aacute;UDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO MENDES DE LIMA (Col&eacute;gio Pedro II)<br />\r\n
                  HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n
                  NALAYNE MENDON&Ccedil;A PINTO (UFRRJ)<br />\r\n
                  MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n
                  BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n
                  JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n
                  &Acirc;NGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n
                  MARIA VAL&Eacute;RIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n
                  &Eacute;BERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n
                  KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n
                  VERGAS VIT&Oacute;RIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n
                  CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n
                  MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO KL&Eacute;BER MORAIS PESSOA (UERN)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-02-15 09:21:52"
                "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 196
                "edicao_id" => 312
                "codigo" => "978-85-61702-69-4"
                "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png"
                "titulo" => "E-book VIII ENESEB"
                "prefacio" => """
                  O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica) &eacute; um evento que ocorre a cada dois anos e &eacute; promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), S&atilde;o Leopoldo (2015), Bras&iacute;lia (2017), Florian&oacute;polis (2019) e online (2021). A &uacute;ltima edi&ccedil;&atilde;o, realizada por conjunto de institui&ccedil;&otilde;es de ensino p&uacute;blico do Par&aacute; capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em raz&atilde;o de seu sucesso, ser&aacute; repetida em 2023, tamb&eacute;m com participa&ccedil;&atilde;o da UFPA em sua realiza&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  a. Discutir a forma&ccedil;&atilde;o docente e o estatuto das ci&ecirc;ncias sociais e de seus conte&uacute;dos program&aacute;ticos no ambiente escolar;&nbsp;<br />\r\n
                  b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educa&ccedil;&atilde;o B&aacute;sica e em diversas regi&otilde;es do Brasil e do exterior;&nbsp;<br />\r\n
                  c. Refletir sobre fen&ocirc;menos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ci&ecirc;ncias sociais;&nbsp;<br />\r\n
                  d. Compartilhar alternativas metodol&oacute;gicas, interven&ccedil;&otilde;es, recursos e materiais did&aacute;ticos para o ensino da Sociologia.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Sueli Guadelupe de Lima Mendon&ccedil;a<br />\r\n
                  Simone Meucci<br />\r\n
                  Izabela Janete&nbsp;<br />\r\n
                  Eleanor Gomes da Silva Palhano&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n
                  ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n
                  MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n
                  CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n
                  ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n
                  MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n
                  ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n
                  ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n
                  CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n
                  FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n
                  ANG&Eacute;LICA LYRA DE ARA&Uacute;JO (UEL)<br />\r\n
                  IVALDINETE DE ARA&Uacute;JO DELMIRO G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n
                  FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n
                  MARTON TAM&Aacute;S G&Eacute;MES (UVA)<br />\r\n
                  C&Iacute;CERO MUNIZ BRITO (IFSert&atilde;oPE/UnB)<br />\r\n
                  ARIST&Oacute;TELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n
                  CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n
                  ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n
                  ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n
                  JULIA POLESSA MA&Ccedil;AIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n
                  ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n
                  JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n
                  AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MIRANDA OLIVEIRA J&Uacute;NIOR (UESB)<br />\r\n
                  NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n
                  FERNANDA FEIJ&Oacute; (UFAL)<br />\r\n
                  HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n
                  L&Iacute;GIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n
                  FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n
                  LUCIANO MAGNUS DE ARA&Uacute;JO (UNIFAP)<br />\r\n
                  DANYELLE NILIN GON&Ccedil;ALVES (UFC)<br />\r\n
                  MARIA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n
                  IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n
                  ISAURORA CL&Aacute;UDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n
                  ROG&Eacute;RIO MENDES DE LIMA (Col&eacute;gio Pedro II)<br />\r\n
                  HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n
                  NALAYNE MENDON&Ccedil;A PINTO (UFRRJ)<br />\r\n
                  MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n
                  BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n
                  JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n
                  &Acirc;NGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n
                  MARIA VAL&Eacute;RIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n
                  &Eacute;BERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n
                  KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n
                  VERGAS VIT&Oacute;RIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n
                  CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n
                  ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n
                  MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIO KL&Eacute;BER MORAIS PESSOA (UERN)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-02-15 09:21:52"
                "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho se apresenta como uma análise das percepções estudantis acerca do currículo de Sociologia nas escolas estaduais de Fortaleza, através de uma pesquisa realizada em 2021. Para tanto, as metodologias utilizadas no percurso foram quantitativa, uma vez que utilizou dados coletados do questionário aplicado online aos(às) estudantes, e qualitativa, no que concerne à aplicação do questionário e análise dessas informações. O objetivo precípuo do trabalho se mostra na compreensão, a partir da experiência do alunato com os conteúdos da Sociologia escolar, das operações críticas e das representações que eles realizam sobre o currículo dessa disciplina. O aporte teórico se baseou em Lopes e Macedo (2013), Gonçalves (2020) e Arroyo (2014) e, no que aponta à concepção de representações sociais utilizadas na pesquisa, a referência foi de Jodelet (1984). Dos muitos aspectos coletados na conclusão, destaco que 85% dos estudantes têm o interesse pelo estudo despertado pelo(a) professor(a), 79,7% conseguem associar a Sociologia com sua realidade, além de declarar uma receptividade satisfatória da componente, bem como no reconhecimento da importância na sua formação cidadã (94,2% consideram que sim, a Sociologia ajuda na formação enquanto cidadão).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.