Artigo CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-78-6

A EXPRESSÃO ORAL NAS AULAS DE PLA PARA HISPANOFALANTES: EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE ASSISTENTES ESTRANGEIROS DE CONVERSAÇÃO NA ESPANHA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2024-01-24 13:29:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105699
    "edicao_id" => 335
    "trabalho_id" => 8384
    "inscrito_id" => 7883
    "titulo" => "A EXPRESSÃO ORAL NAS AULAS DE PLA PARA HISPANOFALANTES: EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE ASSISTENTES ESTRANGEIROS DE CONVERSAÇÃO NA ESPANHA"
    "resumo" => "A expressão oral possui um papel central no processo de ensino-aprendizagem de uma língua adicional dado que grande parte da comunicação cotidiana se dá através das destrezas orais. Nesse sentido, este trabalho visa problematizar acerca da importância do desenvolvimento da expressão oral em aulas de Português como Língua Adicional (PLA) destinadas a hispanofalantes nível iniciante, por meio das experiências vivenciadas no contexto do Programa de Assistentes Estrangeiros de Conversação na Espanha, no qual o Brasil foi incorporado em 2020. As reflexões emergem das trajetórias de dois jovens professores e linguistas brasileiros que desempenharam suas funções em Escolas de Idiomas na Espanha. Como aporte teórico, baseamo-nos nos princípios da Abordagem Comunicativa, no Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas (2001) e em propostas curriculares para o ensino de português como do Instituto Camões (2017) e do Governo Brasileiro (2020) e em obras de autores como Cristófaro Silva (2002), Masip (2010), Espada (2017). Portanto, a pesquisa é desenvolvida por intermédio de uma abordagem qualitativa de caráter discursivo e descritivo. No primeiro momento, apresentaremos uma breve contextualização e discussão teórica do tema e contexto de atuação e, em seguida, apresentaremos algumas atividades de expressão oral desenvolvidas nas turmas de PLA níveis A1-A2 (MCER). Por meio das atividades foi possível ter um feedback do desenvolvimento linguístico dos aprendizes e, em particular, da destreza oral, oportunizando identificar os desvios, a interferência e fossilização linguística e, também, desenvolver a competência intercultural e pragmática desde os primeiros contatos com a língua-alvo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID7883_TB8384_15082023202427.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:25:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA"
    "autor_email" => "edsons_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105699
    "edicao_id" => 335
    "trabalho_id" => 8384
    "inscrito_id" => 7883
    "titulo" => "A EXPRESSÃO ORAL NAS AULAS DE PLA PARA HISPANOFALANTES: EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PROGRAMA DE ASSISTENTES ESTRANGEIROS DE CONVERSAÇÃO NA ESPANHA"
    "resumo" => "A expressão oral possui um papel central no processo de ensino-aprendizagem de uma língua adicional dado que grande parte da comunicação cotidiana se dá através das destrezas orais. Nesse sentido, este trabalho visa problematizar acerca da importância do desenvolvimento da expressão oral em aulas de Português como Língua Adicional (PLA) destinadas a hispanofalantes nível iniciante, por meio das experiências vivenciadas no contexto do Programa de Assistentes Estrangeiros de Conversação na Espanha, no qual o Brasil foi incorporado em 2020. As reflexões emergem das trajetórias de dois jovens professores e linguistas brasileiros que desempenharam suas funções em Escolas de Idiomas na Espanha. Como aporte teórico, baseamo-nos nos princípios da Abordagem Comunicativa, no Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas (2001) e em propostas curriculares para o ensino de português como do Instituto Camões (2017) e do Governo Brasileiro (2020) e em obras de autores como Cristófaro Silva (2002), Masip (2010), Espada (2017). Portanto, a pesquisa é desenvolvida por intermédio de uma abordagem qualitativa de caráter discursivo e descritivo. No primeiro momento, apresentaremos uma breve contextualização e discussão teórica do tema e contexto de atuação e, em seguida, apresentaremos algumas atividades de expressão oral desenvolvidas nas turmas de PLA níveis A1-A2 (MCER). Por meio das atividades foi possível ter um feedback do desenvolvimento linguístico dos aprendizes e, em particular, da destreza oral, oportunizando identificar os desvios, a interferência e fossilização linguística e, também, desenvolver a competência intercultural e pragmática desde os primeiros contatos com a língua-alvo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID7883_TB8384_15082023202427.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:25:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON SILVA"
    "autor_email" => "edsons_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 335
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
        "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 335
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
        "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 211
                "edicao_id" => 335
                "codigo" => "978-85-61702-78-6"
                "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n
                  ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  EMILY GON&Ccedil;ALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ &nbsp;(UFCG)<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALH&Atilde;ES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;SSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 211
                "edicao_id" => 335
                "codigo" => "978-85-61702-78-6"
                "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n
                  ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  EMILY GON&Ccedil;ALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ &nbsp;(UFCG)<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALH&Atilde;ES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;SSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A expressão oral possui um papel central no processo de ensino-aprendizagem de uma língua adicional dado que grande parte da comunicação cotidiana se dá através das destrezas orais. Nesse sentido, este trabalho visa problematizar acerca da importância do desenvolvimento da expressão oral em aulas de Português como Língua Adicional (PLA) destinadas a hispanofalantes nível iniciante, por meio das experiências vivenciadas no contexto do Programa de Assistentes Estrangeiros de Conversação na Espanha, no qual o Brasil foi incorporado em 2020. As reflexões emergem das trajetórias de dois jovens professores e linguistas brasileiros que desempenharam suas funções em Escolas de Idiomas na Espanha. Como aporte teórico, baseamo-nos nos princípios da Abordagem Comunicativa, no Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Línguas (2001) e em propostas curriculares para o ensino de português como do Instituto Camões (2017) e do Governo Brasileiro (2020) e em obras de autores como Cristófaro Silva (2002), Masip (2010), Espada (2017). Portanto, a pesquisa é desenvolvida por intermédio de uma abordagem qualitativa de caráter discursivo e descritivo. No primeiro momento, apresentaremos uma breve contextualização e discussão teórica do tema e contexto de atuação e, em seguida, apresentaremos algumas atividades de expressão oral desenvolvidas nas turmas de PLA níveis A1-A2 (MCER). Por meio das atividades foi possível ter um feedback do desenvolvimento linguístico dos aprendizes e, em particular, da destreza oral, oportunizando identificar os desvios, a interferência e fossilização linguística e, também, desenvolver a competência intercultural e pragmática desde os primeiros contatos com a língua-alvo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.