Artigo CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-95-3

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de Professores
"2024-01-24 11:17:10" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106197
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 6754
    "inscrito_id" => 20672
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "O artigo trata da relevância da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, vinculados ao Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES. Definiu-se como objetivo: Analisar a construção da identidade profissional de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, a partir das aprendizagens experienciais e/ou formadoras realizadas ao longo dos 18 meses de implementação do subprojeto “Pesquisa e Docência em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas: Vivências na Articulação Universidade e Escola, a partir do PRP/CAPES”. Foram utilizados o método exploratório e descritivo referentes à abordagem teórica sobre a formação da identidade docente e o papel do Programa Residência Pedagógica, enquanto lócus de articulação entre teoria, prática e autorreflexão. Para tanto, foram utilizados os aportes teóricos de Freitas (2020), Pimenta e Lima (2017), Pereira (2015), Nóvoa (2014, 1988), Souza (2006), Pimenta (2005), entre outros, além da pesquisa documental acerca do PRP/CAPES e do redimensionamento curricular no Curso de Licenciatura em tela. A análise se utiliza, como corpus de apoio, das narrativas autobiográficas produzidas por três residentes colaboradores dessa pesquisa, identificados por discentes A, B e C. As narrativas trabalhadas foram elaboradas pelos residentes no formato de relato de experiência, produzido ao final da implementação do subprojeto. Os resultados apontam para uma autorreflexão dos residentes sobre sua formação em um curso de licenciatura e a importância da articulação vivenciada entre teoria e prática na construção da identidade docente. Verifica-se que ao produzir narrativas, os residentes potencializam o processo de construção do conhecimento, destacando-se a importância das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20672_TB6754_15082023204652.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROSILEIDE BEZERRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mrbcarvalho@uneb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106197
    "edicao_id" => 321
    "trabalho_id" => 6754
    "inscrito_id" => 20672
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "O artigo trata da relevância da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, vinculados ao Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES. Definiu-se como objetivo: Analisar a construção da identidade profissional de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, a partir das aprendizagens experienciais e/ou formadoras realizadas ao longo dos 18 meses de implementação do subprojeto “Pesquisa e Docência em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas: Vivências na Articulação Universidade e Escola, a partir do PRP/CAPES”. Foram utilizados o método exploratório e descritivo referentes à abordagem teórica sobre a formação da identidade docente e o papel do Programa Residência Pedagógica, enquanto lócus de articulação entre teoria, prática e autorreflexão. Para tanto, foram utilizados os aportes teóricos de Freitas (2020), Pimenta e Lima (2017), Pereira (2015), Nóvoa (2014, 1988), Souza (2006), Pimenta (2005), entre outros, além da pesquisa documental acerca do PRP/CAPES e do redimensionamento curricular no Curso de Licenciatura em tela. A análise se utiliza, como corpus de apoio, das narrativas autobiográficas produzidas por três residentes colaboradores dessa pesquisa, identificados por discentes A, B e C. As narrativas trabalhadas foram elaboradas pelos residentes no formato de relato de experiência, produzido ao final da implementação do subprojeto. Os resultados apontam para uma autorreflexão dos residentes sobre sua formação em um curso de licenciatura e a importância da articulação vivenciada entre teoria e prática na construção da identidade docente. Verifica-se que ao produzir narrativas, os residentes potencializam o processo de construção do conhecimento, destacando-se a importância das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20672_TB6754_15082023204652.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 10:02:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROSILEIDE BEZERRA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mrbcarvalho@uneb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:17:10"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 321
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT01"
        "logo" => null
        "capa" => "660315e942068_26032024153729.jpg"
        "timbrado" => "65b11be61ff81_24012024111710.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:37:29"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 197
                "edicao_id" => 321
                "codigo" => "978-85-61702-95-3"
                "capa" => "660316a9d2000_26032024154041.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  ANA LUIZA APARECIDA DE MATOS (UNESP)<br />\r\n
                  BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA DO COUTO SOARES MACIEL (UNIFOR)<br />\r\n
                  CHARLE FERREIRA PAZ (IFPI)<br />\r\n
                  DENISE BARRA MEDEIROS (CESVA)<br />\r\n
                  EDNA C&Acirc;MARA MONTEIRO &nbsp;(FRCG)<br />\r\n
                  EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA (CESVA)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n
                  JOSY L&Uacute;CIA GONCALVES (IFCE)<br />\r\n
                  JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO (UFPI)<br />\r\n
                  KATIA FARIAS ANTERO (FMN CG)<br />\r\n
                  LUCICL&Eacute;A TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n
                  LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO (CESVA)<br />\r\n
                  M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA (FAETERJ R DE JANEIRO)<br />\r\n
                  NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA EMELY DE SOUZA BRAND&Atilde;O (UEPB)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n
                  T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA (UFCG)<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  WANDERSON SANTI (UFRRJ)<br />\r\n
                  WILLIAM TEIXEIRA ALVES (UFRRJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024142821-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:17:10"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:28:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O artigo trata da relevância da produção de narrativas na formação de alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, vinculados ao Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES. Definiu-se como objetivo: Analisar a construção da identidade profissional de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus II, a partir das aprendizagens experienciais e/ou formadoras realizadas ao longo dos 18 meses de implementação do subprojeto “Pesquisa e Docência em Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas: Vivências na Articulação Universidade e Escola, a partir do PRP/CAPES”. Foram utilizados o método exploratório e descritivo referentes à abordagem teórica sobre a formação da identidade docente e o papel do Programa Residência Pedagógica, enquanto lócus de articulação entre teoria, prática e autorreflexão. Para tanto, foram utilizados os aportes teóricos de Freitas (2020), Pimenta e Lima (2017), Pereira (2015), Nóvoa (2014, 1988), Souza (2006), Pimenta (2005), entre outros, além da pesquisa documental acerca do PRP/CAPES e do redimensionamento curricular no Curso de Licenciatura em tela. A análise se utiliza, como corpus de apoio, das narrativas autobiográficas produzidas por três residentes colaboradores dessa pesquisa, identificados por discentes A, B e C. As narrativas trabalhadas foram elaboradas pelos residentes no formato de relato de experiência, produzido ao final da implementação do subprojeto. Os resultados apontam para uma autorreflexão dos residentes sobre sua formação em um curso de licenciatura e a importância da articulação vivenciada entre teoria e prática na construção da identidade docente. Verifica-se que ao produzir narrativas, os residentes potencializam o processo de construção do conhecimento, destacando-se a importância das narrativas autobiográficas como metodologia de pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.