Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESCOLA, DIVERSIDADE E OS DESAFIOS SÓCIO-EDUCATIVOS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DROGAS ILÍCITAS, ESPECIFICAMENTE O CRACK, ENTRE ESTUDANTES

Palavra-chaves: Educação, Drogas, Crack Comunicação Oral 08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 442
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "ESCOLA, DIVERSIDADE E OS DESAFIOS SÓCIO-EDUCATIVOS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DROGAS ILÍCITAS, ESPECIFICAMENTE O CRACK, ENTRE ESTUDANTES"
    "resumo" => "ResumoOBJETIVO: O presente trabalho decorre de um Projeto de Pesquisa que, com o apoio do CNPq, vem sendo desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV/Departamento de Educação. O trabalho tem como propósitos: 1) descrever um histórico do surgimento do crack; 2) apresentar um panorama do uso do crack no Brasil. METODOLOGIA: O trabalho tem como base uma revisão bibliográfica, focando a literatura específica da área e documentos de órgãos como a Organização Mundial de Saúde. RESULTADOS: Como se trata de um Projeto em andamento, os resultados obtidos são parciais. São eles: 1) o crack é a forma de base livre da cocaína, podendo ser obtido do cloridrato de cocaína ou da pasta da coca, com o seu surgimento datando de meados dos anos 1980, entre setores carentes da população negra e latina das áreas centrais de Nova Iorque, Los Angeles e Miami; 2) a chegada do crack no Brasil data do fim dos anos 1980, tendo a primeira apreensão sua ocorrido em São Paulo; 3) João Pessoa é, proporcionalmente, a capital brasileira com maior consumo de crack entre jovens e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. CONCLUSÕES: 1) as escolas não estão preparadas para lidar com a temática das drogas; 2) o uso do crack tem se expandido dos grandes centros para as cidades interioranas; 3) faz-se necessário o desenvolvimento de ações sócio-educativas junto aos estudantes, no sentido de dotar-lhes de conhecimento sobre as drogas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS"
    "palavra_chave" => "Educação, Drogas, Crack"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f4be00279ee2e0a53eafdaa94a151e2c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANE MOREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE"
    "autor_email" => "claudianemoreira89@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 442
    "inscrito_id" => 528
    "titulo" => "ESCOLA, DIVERSIDADE E OS DESAFIOS SÓCIO-EDUCATIVOS: UMA ABORDAGEM SOBRE AS DROGAS ILÍCITAS, ESPECIFICAMENTE O CRACK, ENTRE ESTUDANTES"
    "resumo" => "ResumoOBJETIVO: O presente trabalho decorre de um Projeto de Pesquisa que, com o apoio do CNPq, vem sendo desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV/Departamento de Educação. O trabalho tem como propósitos: 1) descrever um histórico do surgimento do crack; 2) apresentar um panorama do uso do crack no Brasil. METODOLOGIA: O trabalho tem como base uma revisão bibliográfica, focando a literatura específica da área e documentos de órgãos como a Organização Mundial de Saúde. RESULTADOS: Como se trata de um Projeto em andamento, os resultados obtidos são parciais. São eles: 1) o crack é a forma de base livre da cocaína, podendo ser obtido do cloridrato de cocaína ou da pasta da coca, com o seu surgimento datando de meados dos anos 1980, entre setores carentes da população negra e latina das áreas centrais de Nova Iorque, Los Angeles e Miami; 2) a chegada do crack no Brasil data do fim dos anos 1980, tendo a primeira apreensão sua ocorrido em São Paulo; 3) João Pessoa é, proporcionalmente, a capital brasileira com maior consumo de crack entre jovens e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. CONCLUSÕES: 1) as escolas não estão preparadas para lidar com a temática das drogas; 2) o uso do crack tem se expandido dos grandes centros para as cidades interioranas; 3) faz-se necessário o desenvolvimento de ações sócio-educativas junto aos estudantes, no sentido de dotar-lhes de conhecimento sobre as drogas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS"
    "palavra_chave" => "Educação, Drogas, Crack"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f4be00279ee2e0a53eafdaa94a151e2c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANE MOREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANE"
    "autor_email" => "claudianemoreira89@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

ResumoOBJETIVO: O presente trabalho decorre de um Projeto de Pesquisa que, com o apoio do CNPq, vem sendo desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV/Departamento de Educação. O trabalho tem como propósitos: 1) descrever um histórico do surgimento do crack; 2) apresentar um panorama do uso do crack no Brasil. METODOLOGIA: O trabalho tem como base uma revisão bibliográfica, focando a literatura específica da área e documentos de órgãos como a Organização Mundial de Saúde. RESULTADOS: Como se trata de um Projeto em andamento, os resultados obtidos são parciais. São eles: 1) o crack é a forma de base livre da cocaína, podendo ser obtido do cloridrato de cocaína ou da pasta da coca, com o seu surgimento datando de meados dos anos 1980, entre setores carentes da população negra e latina das áreas centrais de Nova Iorque, Los Angeles e Miami; 2) a chegada do crack no Brasil data do fim dos anos 1980, tendo a primeira apreensão sua ocorrido em São Paulo; 3) João Pessoa é, proporcionalmente, a capital brasileira com maior consumo de crack entre jovens e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio. CONCLUSÕES: 1) as escolas não estão preparadas para lidar com a temática das drogas; 2) o uso do crack tem se expandido dos grandes centros para as cidades interioranas; 3) faz-se necessário o desenvolvimento de ações sócio-educativas junto aos estudantes, no sentido de dotar-lhes de conhecimento sobre as drogas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.