Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ALICERCES DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA AS DISCIPLINAS DE EXATAS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, METODOLOGIA, PROBLEMÁTICA Pôster (PO) Licenciatura em Matemática
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17778
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 472
    "inscrito_id" => 1496
    "titulo" => "ALICERCES DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA AS DISCIPLINAS DE EXATAS"
    "resumo" => "No atual contexto educacional, a aprendizagem de Matemática tem sido motivo de muitas discussões, debates e até mesmo alvo de muitas críticas o que caracteriza uma situação desfavorável para qualquer estudante de cálculo, em particular os de Ensino Médio. Estas discussões têm girado em torno do baixo rendimento de alunos com dificuldades em assimilação de conteúdos, em virtude de sua má formação advinda do Ensino Fundamental I e II; da falta de motivação de muitos estudantes, particularmente, nas disciplinas de exatas: Matemática, Física, Química e Biologia. Na tentativa de minimizar estas dificuldades, surgiu o projeto o qual batizamos com o nome de Alicerces da Matemática desenvolvido na EEEM MONSENHOR VICENTE FREITAS tendo como objetivo principal: Promover a aprendizagem de conteúdos básicos de matemática aos estudantes que apresentam dificuldades em conceitos e aplicações matemáticas consideradas pré-requisitos para a apreensão dos conteúdos estudados em sala de aula, de modo a lhes favorecer as bases necessárias para apreensão de conteúdos, não somente na disciplina de Matemática, mas de outras que envolvem cálculos, como Química, Física e Biologia, despertando-lhes o interesse por essas disciplinas. O projeto também propôs mostrar a importância da Matemática no cotidiano das pessoas através da problematização e estabelecer uma ponte entre os conteúdos básicos e as aulas ministradas em sala de aula. O trabalho contemplou algumas ações tais como: levantamento ou seleção de conteúdos básicos nos quais os estudantes apresentavam as maiores dificuldades; aulas de reforço desenvolvidas semanalmente; desafios lógicos matemáticos com questões contextualizadas trabalhadas após o encerramento de cada aula. Acredita-se que este projeto favoreça de forma significativa para a compreensão, aprendizado e interesse dos alunos pela Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, METODOLOGIA, PROBLEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA91_ID1496_17052016124522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGOENILDO FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO FERNANDES"
    "autor_email" => "matematicoaplicado@gmail."
    "autor_ies" => "EEEM MONSENHOR VICENTE FREITAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17778
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 472
    "inscrito_id" => 1496
    "titulo" => "ALICERCES DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA AS DISCIPLINAS DE EXATAS"
    "resumo" => "No atual contexto educacional, a aprendizagem de Matemática tem sido motivo de muitas discussões, debates e até mesmo alvo de muitas críticas o que caracteriza uma situação desfavorável para qualquer estudante de cálculo, em particular os de Ensino Médio. Estas discussões têm girado em torno do baixo rendimento de alunos com dificuldades em assimilação de conteúdos, em virtude de sua má formação advinda do Ensino Fundamental I e II; da falta de motivação de muitos estudantes, particularmente, nas disciplinas de exatas: Matemática, Física, Química e Biologia. Na tentativa de minimizar estas dificuldades, surgiu o projeto o qual batizamos com o nome de Alicerces da Matemática desenvolvido na EEEM MONSENHOR VICENTE FREITAS tendo como objetivo principal: Promover a aprendizagem de conteúdos básicos de matemática aos estudantes que apresentam dificuldades em conceitos e aplicações matemáticas consideradas pré-requisitos para a apreensão dos conteúdos estudados em sala de aula, de modo a lhes favorecer as bases necessárias para apreensão de conteúdos, não somente na disciplina de Matemática, mas de outras que envolvem cálculos, como Química, Física e Biologia, despertando-lhes o interesse por essas disciplinas. O projeto também propôs mostrar a importância da Matemática no cotidiano das pessoas através da problematização e estabelecer uma ponte entre os conteúdos básicos e as aulas ministradas em sala de aula. O trabalho contemplou algumas ações tais como: levantamento ou seleção de conteúdos básicos nos quais os estudantes apresentavam as maiores dificuldades; aulas de reforço desenvolvidas semanalmente; desafios lógicos matemáticos com questões contextualizadas trabalhadas após o encerramento de cada aula. Acredita-se que este projeto favoreça de forma significativa para a compreensão, aprendizado e interesse dos alunos pela Matemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, METODOLOGIA, PROBLEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA91_ID1496_17052016124522.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGOENILDO FERNANDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO FERNANDES"
    "autor_email" => "matematicoaplicado@gmail."
    "autor_ies" => "EEEM MONSENHOR VICENTE FREITAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

No atual contexto educacional, a aprendizagem de Matemática tem sido motivo de muitas discussões, debates e até mesmo alvo de muitas críticas o que caracteriza uma situação desfavorável para qualquer estudante de cálculo, em particular os de Ensino Médio. Estas discussões têm girado em torno do baixo rendimento de alunos com dificuldades em assimilação de conteúdos, em virtude de sua má formação advinda do Ensino Fundamental I e II; da falta de motivação de muitos estudantes, particularmente, nas disciplinas de exatas: Matemática, Física, Química e Biologia. Na tentativa de minimizar estas dificuldades, surgiu o projeto o qual batizamos com o nome de Alicerces da Matemática desenvolvido na EEEM MONSENHOR VICENTE FREITAS tendo como objetivo principal: Promover a aprendizagem de conteúdos básicos de matemática aos estudantes que apresentam dificuldades em conceitos e aplicações matemáticas consideradas pré-requisitos para a apreensão dos conteúdos estudados em sala de aula, de modo a lhes favorecer as bases necessárias para apreensão de conteúdos, não somente na disciplina de Matemática, mas de outras que envolvem cálculos, como Química, Física e Biologia, despertando-lhes o interesse por essas disciplinas. O projeto também propôs mostrar a importância da Matemática no cotidiano das pessoas através da problematização e estabelecer uma ponte entre os conteúdos básicos e as aulas ministradas em sala de aula. O trabalho contemplou algumas ações tais como: levantamento ou seleção de conteúdos básicos nos quais os estudantes apresentavam as maiores dificuldades; aulas de reforço desenvolvidas semanalmente; desafios lógicos matemáticos com questões contextualizadas trabalhadas após o encerramento de cada aula. Acredita-se que este projeto favoreça de forma significativa para a compreensão, aprendizado e interesse dos alunos pela Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.