Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS E SABERES MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Matemática
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17779
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 438
    "titulo" => "ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS E SABERES MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "O presente estudo tem o objetivo de identificar e analisar os conhecimentos matemáticos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo envolvendo 80 alunos de uma escola pública. A pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de uma atividade de Matemática contendo questões sobre equação do primeiro grau, operações com números racionais e com números inteiros. Observamos que a maioria dos alunos não conseguiu responder as questões de forma apropriada, cometendo erros que não são esperados de um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que os conteúdos estudados nos anos anteriores não foram efetivamente assimilados, e que esse fato gera dificuldades para o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos do 9º ano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID438_01052016162610.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE ANDRE DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "daniandre2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17779
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 438
    "titulo" => "ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONHECIMENTOS E SABERES MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "O presente estudo tem o objetivo de identificar e analisar os conhecimentos matemáticos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo envolvendo 80 alunos de uma escola pública. A pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de uma atividade de Matemática contendo questões sobre equação do primeiro grau, operações com números racionais e com números inteiros. Observamos que a maioria dos alunos não conseguiu responder as questões de forma apropriada, cometendo erros que não são esperados de um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que os conteúdos estudados nos anos anteriores não foram efetivamente assimilados, e que esse fato gera dificuldades para o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos do 9º ano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, CONTEÚDOS MATEMÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA91_ID438_01052016162610.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE ANDRE DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "daniandre2011@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de identificar e analisar os conhecimentos matemáticos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo envolvendo 80 alunos de uma escola pública. A pesquisa foi desenvolvida através da aplicação de uma atividade de Matemática contendo questões sobre equação do primeiro grau, operações com números racionais e com números inteiros. Observamos que a maioria dos alunos não conseguiu responder as questões de forma apropriada, cometendo erros que não são esperados de um aluno do 9º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que os conteúdos estudados nos anos anteriores não foram efetivamente assimilados, e que esse fato gera dificuldades para o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos do 9º ano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.