Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA PERSPECTIVA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGOCA DIFERENCIADA

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      A formação profissional, em muitos cursos, tem início nas licenciaturas e bacharelados, denominadas de formação inicial por se entender que essa formação tem desdobramento no percurso de vida do profissional, tornando-se vitalícia, principalmente, a docência que necessita de busca constante de conhecimentos, tendo em vista a especificidade de suas ações, pois trabalha com sujeitos sociais cognoscentes, com características peculiares, necessitando estar em comunhão de ideias com outros sujeitos, para nessa ação interativa socializar saberes e agregar valores, atitudes e competências. Portanto, esse trabalho tem por objetivo, traçar o perfil do professor universitário, desvelando os pontos de estrangulamento, ou seja, as defasagens de conhecimentos teórico-prático-metodológicos e tecnológicos, para fazer frente às necessidades formativas do momento atual, que requer profissionais com visão do todo e das partes que o compõem. A metodologia adotada se constitui de pesquisa bibliográfica e de entrevista junto a uma amostra representativa de professores da instituição cenário da investigação em pauta. Os resultados alcançados se destacam os que seguem a faixa de oportunidade formação em trabalho em que estratégias de intervenção no ensino sejam vivenciadas na prática pedagógica e social, ou seja, visualizem a teoria e sua aplicabilidade na ação docente: falta de recursos didáticos, bem como de recursos audiovisuais, inexistência de ações em parcerias dentro do curso, bem como envolvimento dos gestores, que se mantém à distância emitindo ordens a serem cumpridas, ou seja, trabalham “para” e não “como” os docentes. Dentre os autores selecionados se destacam: Fazenda (2000); Ludke (2003), Perrenoud (1993); Pimenta (1997); Tardif (2002); Tavares (2003); Zeichner (1993).
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO A formação profissional, em muitos cursos, tem início nas licenciaturas e bacharelados, denominadas de formação inicial por se entender que essa formação tem desdobramento no percurso de vida do profissional, tornando-se vitalícia, principalmente, a docência que necessita de busca constante de conhecimentos, tendo em vista a especificidade de suas ações, pois trabalha com sujeitos sociais cognoscentes, com características peculiares, necessitando estar em comunhão de ideias com outros sujeitos, para nessa ação interativa socializar saberes e agregar valores, atitudes e competências. Portanto, esse trabalho tem por objetivo, traçar o perfil do professor universitário, desvelando os pontos de estrangulamento, ou seja, as defasagens de conhecimentos teórico-prático-metodológicos e tecnológicos, para fazer frente às necessidades formativas do momento atual, que requer profissionais com visão do todo e das partes que o compõem. A metodologia adotada se constitui de pesquisa bibliográfica e de entrevista junto a uma amostra representativa de professores da instituição cenário da investigação em pauta. Os resultados alcançados se destacam os que seguem a faixa de oportunidade formação em trabalho em que estratégias de intervenção no ensino sejam vivenciadas na prática pedagógica e social, ou seja, visualizem a teoria e sua aplicabilidade na ação docente: falta de recursos didáticos, bem como de recursos audiovisuais, inexistência de ações em parcerias dentro do curso, bem como envolvimento dos gestores, que se mantém à distância emitindo ordens a serem cumpridas, ou seja, trabalham “para” e não “como” os docentes. Dentre os autores selecionados se destacam: Fazenda (2000); Ludke (2003), Perrenoud (1993); Pimenta (1997); Tardif (2002); Tavares (2003); Zeichner (1993).

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