Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FIXANDO VOCABULÁRIO COM HOT POTATOES: UMA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 5º ANO UTILIZANDO JCROSS

Palavra-chaves: HOT POTATOES, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, JOGOS COGNITIVOS Pôster (PO) Ensino de línguas estrangeiras
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21056
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3105
    "inscrito_id" => 12054
    "titulo" => "FIXANDO VOCABULÁRIO COM HOT POTATOES: UMA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 5º ANO UTILIZANDO JCROSS"
    "resumo" => "Nos dias atuais, temos à nossa disposição diversos programas e softwares que podem nos auxiliar, enquanto professores, a desenvolvermos os conteúdos programáticos em sala de aula. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Nesse sentido, compreendemos que as TDIC estão sendo cada vez mais apreciadas para o campo do ensino e aprendizagem e, sugerindo especialmente para o papel do professor, um constante acompanhamento e reflexão dos desafios encontrados com a evolução dessas tecnologias. Entre as várias ferramentas que podem ser aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, destacamos o Hot Potatoes, que é um software livre para uso educacional que possibilita a elaboração de exercícios interativos utilizando páginas web. Trata-se de uma ferramenta que está à disposição do professor para auxiliar suas aulas, bem como no reforço das temáticas abordadas, funcionando também como aliado para a avaliação da aprendizagem, diagnósticos de conhecimentos prévios dos alunos, realização de sondagem. É ainda um recurso atraente para os alunos por se tratar de uma tecnologia por eles utilizada como entretenimento. Diante dessa perspectiva, a nossa pesquisa objetiva verificar como o Hot Potatoes pode contribuir para o exercício de vocabulário na aulas de inglês, numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental, e como os alunos reagem mediante a utilização do JCross, bem como refletir sobre a motivação dos alunos do fundamental para as aulas de língua inglesa a partir do uso de jogos eletrônicos e cognitivos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "HOT POTATOES, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, JOGOS COGNITIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA16_ID12054_18082016111207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL"
    "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN"
    "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21056
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3105
    "inscrito_id" => 12054
    "titulo" => "FIXANDO VOCABULÁRIO COM HOT POTATOES: UMA ATIVIDADE COM ALUNOS DO 5º ANO UTILIZANDO JCROSS"
    "resumo" => "Nos dias atuais, temos à nossa disposição diversos programas e softwares que podem nos auxiliar, enquanto professores, a desenvolvermos os conteúdos programáticos em sala de aula. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Nesse sentido, compreendemos que as TDIC estão sendo cada vez mais apreciadas para o campo do ensino e aprendizagem e, sugerindo especialmente para o papel do professor, um constante acompanhamento e reflexão dos desafios encontrados com a evolução dessas tecnologias. Entre as várias ferramentas que podem ser aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, destacamos o Hot Potatoes, que é um software livre para uso educacional que possibilita a elaboração de exercícios interativos utilizando páginas web. Trata-se de uma ferramenta que está à disposição do professor para auxiliar suas aulas, bem como no reforço das temáticas abordadas, funcionando também como aliado para a avaliação da aprendizagem, diagnósticos de conhecimentos prévios dos alunos, realização de sondagem. É ainda um recurso atraente para os alunos por se tratar de uma tecnologia por eles utilizada como entretenimento. Diante dessa perspectiva, a nossa pesquisa objetiva verificar como o Hot Potatoes pode contribuir para o exercício de vocabulário na aulas de inglês, numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental, e como os alunos reagem mediante a utilização do JCross, bem como refletir sobre a motivação dos alunos do fundamental para as aulas de língua inglesa a partir do uso de jogos eletrônicos e cognitivos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras"
    "palavra_chave" => "HOT POTATOES, ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS, JOGOS COGNITIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA16_ID12054_18082016111207.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO REYNALDO MARTINS GABRIEL"
    "autor_nome_curto" => "REYNALDO MARTIN"
    "autor_email" => "reygabriel2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Nos dias atuais, temos à nossa disposição diversos programas e softwares que podem nos auxiliar, enquanto professores, a desenvolvermos os conteúdos programáticos em sala de aula. Mais do que uma opção, o uso das tecnologias digitais constituem uma convocação em meio à era tecnológica que estamos vivenciando. Nesse sentido, compreendemos que as TDIC estão sendo cada vez mais apreciadas para o campo do ensino e aprendizagem e, sugerindo especialmente para o papel do professor, um constante acompanhamento e reflexão dos desafios encontrados com a evolução dessas tecnologias. Entre as várias ferramentas que podem ser aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, destacamos o Hot Potatoes, que é um software livre para uso educacional que possibilita a elaboração de exercícios interativos utilizando páginas web. Trata-se de uma ferramenta que está à disposição do professor para auxiliar suas aulas, bem como no reforço das temáticas abordadas, funcionando também como aliado para a avaliação da aprendizagem, diagnósticos de conhecimentos prévios dos alunos, realização de sondagem. É ainda um recurso atraente para os alunos por se tratar de uma tecnologia por eles utilizada como entretenimento. Diante dessa perspectiva, a nossa pesquisa objetiva verificar como o Hot Potatoes pode contribuir para o exercício de vocabulário na aulas de inglês, numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental, e como os alunos reagem mediante a utilização do JCross, bem como refletir sobre a motivação dos alunos do fundamental para as aulas de língua inglesa a partir do uso de jogos eletrônicos e cognitivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.