Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PCN DE GEOGRAFIA E O ENSINO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21669
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2986
    "inscrito_id" => 8066
    "titulo" => "O PCN DE GEOGRAFIA E O ENSINO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS"
    "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia para o ensino fundamental sugerem que o ensino dessa disciplina contemple conteúdos de diferentes dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais, para que assim seja possível atingir os objetivos de ensino de Geografia. Porém, ainda é comum verificar-se na escola que a ênfase é dada apenas nos conteúdos conceituais. Diante disso, nosso objetivo é discutir a importância de ensinar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para auxiliar os estudantes a desenvolverem a capacidade de entender o espaço geográfico em sua totalidade e nele atuar enquanto agentes transformadores da sua realidade. Para tal, nos baseamos na análise de bibliografia, bem como na análise documental do PCN, para fazer um paralelo entre as propostas do documento e a visão dos estudiosos sobre a temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8066_17082016211436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE CLAUDIA CABRAL BRAGELONE"
    "autor_nome_curto" => "JANE BRAGELONE"
    "autor_email" => "janny_bragelone@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21669
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2986
    "inscrito_id" => 8066
    "titulo" => "O PCN DE GEOGRAFIA E O ENSINO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS"
    "resumo" => "Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia para o ensino fundamental sugerem que o ensino dessa disciplina contemple conteúdos de diferentes dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais, para que assim seja possível atingir os objetivos de ensino de Geografia. Porém, ainda é comum verificar-se na escola que a ênfase é dada apenas nos conteúdos conceituais. Diante disso, nosso objetivo é discutir a importância de ensinar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para auxiliar os estudantes a desenvolverem a capacidade de entender o espaço geográfico em sua totalidade e nele atuar enquanto agentes transformadores da sua realidade. Para tal, nos baseamos na análise de bibliografia, bem como na análise documental do PCN, para fazer um paralelo entre as propostas do documento e a visão dos estudiosos sobre a temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID8066_17082016211436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANE CLAUDIA CABRAL BRAGELONE"
    "autor_nome_curto" => "JANE BRAGELONE"
    "autor_email" => "janny_bragelone@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia para o ensino fundamental sugerem que o ensino dessa disciplina contemple conteúdos de diferentes dimensões: conceituais, procedimentais e atitudinais, para que assim seja possível atingir os objetivos de ensino de Geografia. Porém, ainda é comum verificar-se na escola que a ênfase é dada apenas nos conteúdos conceituais. Diante disso, nosso objetivo é discutir a importância de ensinar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para auxiliar os estudantes a desenvolverem a capacidade de entender o espaço geográfico em sua totalidade e nele atuar enquanto agentes transformadores da sua realidade. Para tal, nos baseamos na análise de bibliografia, bem como na análise documental do PCN, para fazer um paralelo entre as propostas do documento e a visão dos estudiosos sobre a temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.