Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUE SE FALA SOBRE CULTURA VISUAL E EDUCAÇÃO NOS ENCONTROS DA ANPAP

Palavra-chaves: CULTURA VISUAL, ESTADO DO CONHECIMENTO, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ANAIS ANPAP Comunicação Oral (CO) Educação e Arte
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21718
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 1766
    "titulo" => "O QUE SE FALA SOBRE CULTURA VISUAL  E EDUCAÇÃO NOS ENCONTROS DA ANPAP"
    "resumo" => "Um dos campos de estudo que discute as possíveis interconexões entre Arte e Educação é o da Cultura Visual, que vem se configurando no âmbito acadêmico desde a década de 1980. Para conhecer o que se fala sobre Cultura Visual e Educação realizou-se um levantamento bibliográfico nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), no período de 2005 a 2015. O levantamento bibliográfico realizado nos Anais da ANPAP integra-se a um projeto de pesquisa mais amplo, sobre o estado do conhecimento da Cultura Visual no Brasil, no período de 2005-2015, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coleta realizada efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Esses descritores foram selecionados em virtude da Cultura Visual ainda ser um campo de estudo emergente, em construção, com muitas divergências entre seus estudiosos em relação à sua delimitação e ao seu próprio objeto de estudo. Por essa razão optou-se pelo termo que denomina o próprio campo como também pelo conceito que diferencia a Cultura Visual de outros campos de estudo, que é o conceito de visualidade, compreendido como modos de ver. Dentre os dois mil quinhentos e oitenta e três trabalhos apresentados ao longo dos dez encontros, foram localizados cento e vinte e três trabalhos que continham os descritores cultura visual e ou visualidade no título, resumo ou palavras-chave das comunicações. Dos cento e vinte e três trabalhos que discutiram sobre o campo da Cultura Visual nesses dez anos identificou-se  sessenta e um situam-se no âmbito da Educação. Os resultados apontam que os projetos de trabalho sobre a Cultura Visual na Educação Básica ampliam o debate sobre o Ensino de Arte com questões referentes aos afetos; a cidade, o espaço urbano e público; ao cotidiano, ao corpo; ao gênero, a sexualidade e as identidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "CULTURA VISUAL, ESTADO DO CONHECIMENTO, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ANAIS ANPAP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID1766_14082016225613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMILIA SARDELICH"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EMILIA SA"
    "autor_email" => "emilisar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21718
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 1766
    "titulo" => "O QUE SE FALA SOBRE CULTURA VISUAL  E EDUCAÇÃO NOS ENCONTROS DA ANPAP"
    "resumo" => "Um dos campos de estudo que discute as possíveis interconexões entre Arte e Educação é o da Cultura Visual, que vem se configurando no âmbito acadêmico desde a década de 1980. Para conhecer o que se fala sobre Cultura Visual e Educação realizou-se um levantamento bibliográfico nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), no período de 2005 a 2015. O levantamento bibliográfico realizado nos Anais da ANPAP integra-se a um projeto de pesquisa mais amplo, sobre o estado do conhecimento da Cultura Visual no Brasil, no período de 2005-2015, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coleta realizada efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Esses descritores foram selecionados em virtude da Cultura Visual ainda ser um campo de estudo emergente, em construção, com muitas divergências entre seus estudiosos em relação à sua delimitação e ao seu próprio objeto de estudo. Por essa razão optou-se pelo termo que denomina o próprio campo como também pelo conceito que diferencia a Cultura Visual de outros campos de estudo, que é o conceito de visualidade, compreendido como modos de ver. Dentre os dois mil quinhentos e oitenta e três trabalhos apresentados ao longo dos dez encontros, foram localizados cento e vinte e três trabalhos que continham os descritores cultura visual e ou visualidade no título, resumo ou palavras-chave das comunicações. Dos cento e vinte e três trabalhos que discutiram sobre o campo da Cultura Visual nesses dez anos identificou-se  sessenta e um situam-se no âmbito da Educação. Os resultados apontam que os projetos de trabalho sobre a Cultura Visual na Educação Básica ampliam o debate sobre o Ensino de Arte com questões referentes aos afetos; a cidade, o espaço urbano e público; ao cotidiano, ao corpo; ao gênero, a sexualidade e as identidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação e Arte"
    "palavra_chave" => "CULTURA VISUAL, ESTADO DO CONHECIMENTO, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, ANAIS ANPAP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID1766_14082016225613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMILIA SARDELICH"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EMILIA SA"
    "autor_email" => "emilisar@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Um dos campos de estudo que discute as possíveis interconexões entre Arte e Educação é o da Cultura Visual, que vem se configurando no âmbito acadêmico desde a década de 1980. Para conhecer o que se fala sobre Cultura Visual e Educação realizou-se um levantamento bibliográfico nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), no período de 2005 a 2015. O levantamento bibliográfico realizado nos Anais da ANPAP integra-se a um projeto de pesquisa mais amplo, sobre o estado do conhecimento da Cultura Visual no Brasil, no período de 2005-2015, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), vinculado ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A coleta realizada efetivou-se a partir de dois descritores: cultura visual e visualidade. Esses descritores foram selecionados em virtude da Cultura Visual ainda ser um campo de estudo emergente, em construção, com muitas divergências entre seus estudiosos em relação à sua delimitação e ao seu próprio objeto de estudo. Por essa razão optou-se pelo termo que denomina o próprio campo como também pelo conceito que diferencia a Cultura Visual de outros campos de estudo, que é o conceito de visualidade, compreendido como modos de ver. Dentre os dois mil quinhentos e oitenta e três trabalhos apresentados ao longo dos dez encontros, foram localizados cento e vinte e três trabalhos que continham os descritores cultura visual e ou visualidade no título, resumo ou palavras-chave das comunicações. Dos cento e vinte e três trabalhos que discutiram sobre o campo da Cultura Visual nesses dez anos identificou-se sessenta e um situam-se no âmbito da Educação. Os resultados apontam que os projetos de trabalho sobre a Cultura Visual na Educação Básica ampliam o debate sobre o Ensino de Arte com questões referentes aos afetos; a cidade, o espaço urbano e público; ao cotidiano, ao corpo; ao gênero, a sexualidade e as identidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.