Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O QUESTIONÁRIO, O FORMULÁRIO E A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SEU USO NA PESQUISA DE CAMPO EM CIÊNCIAS HUMANAS.

Palavra-chaves: QUESTIONÁRIO, FORMULÁRIO, ENTREVISTA, COLETA DE DADOS, COLETA DE DADOS Comunicação Oral (CO) Popularização da Ciência
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21719
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 558
    "inscrito_id" => 8319
    "titulo" => "O QUESTIONÁRIO, O FORMULÁRIO E A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SEU USO NA PESQUISA DE CAMPO EM CIÊNCIAS HUMANAS."
    "resumo" => "Resumo O presente artigo foi escrito como forma de atender aos requisitos para conclusão da disciplina Tópicos Avançados em Ensino ministrada pelo Professor Doutor Cícero Nilton Moreira no Curso de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE – da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O mesmo tem por objetivo discutir alguns aspectos de suma importância, a serem considerados no momento da escolha de três instrumentos de coleta de dados mais utilizados nas pesquisas de diferentes áreas, que são: o questionário, o formulário e a entrevista. O foco desse estudo é fazer uma análise desses três instrumentos de coleta de dados procurando explicar de forma sucinta a definição, como se dá a aplicação e quais as vantagens e desvantagens do uso desses, na pesquisa de campo em Ciências Humanas. Para a realização desse estudo, foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica em obras de autores que discutem a metodologia da pesquisa, tais como: Andrade (2009), Bertucci (2008), Lakatos (2003), Gil (2002), Prodanov (2013) e Silva, (2001). Procura-se no decorrer do texto, utilizar as ideias dos autores, acima citados, para defender a importância desses instrumentos no processo de coleta de dados, os pontos fortes e as limitações de cada um deles. Com isso, espera-se contribuir com os pesquisadores de cursos de mestrado, a saber, fazer as escolhas corretas no momento de coletar os dados das suas pesquisas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "QUESTIONÁRIO, FORMULÁRIO, ENTREVISTA, COLETA DE DADOS, COLETA DE DADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID8319_03082016000937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE CLOVIS PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLÓVIS"
    "autor_email" => "jclovispereira@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21719
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 558
    "inscrito_id" => 8319
    "titulo" => "O QUESTIONÁRIO, O FORMULÁRIO E A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SEU USO NA PESQUISA DE CAMPO EM CIÊNCIAS HUMANAS."
    "resumo" => "Resumo O presente artigo foi escrito como forma de atender aos requisitos para conclusão da disciplina Tópicos Avançados em Ensino ministrada pelo Professor Doutor Cícero Nilton Moreira no Curso de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE – da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O mesmo tem por objetivo discutir alguns aspectos de suma importância, a serem considerados no momento da escolha de três instrumentos de coleta de dados mais utilizados nas pesquisas de diferentes áreas, que são: o questionário, o formulário e a entrevista. O foco desse estudo é fazer uma análise desses três instrumentos de coleta de dados procurando explicar de forma sucinta a definição, como se dá a aplicação e quais as vantagens e desvantagens do uso desses, na pesquisa de campo em Ciências Humanas. Para a realização desse estudo, foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica em obras de autores que discutem a metodologia da pesquisa, tais como: Andrade (2009), Bertucci (2008), Lakatos (2003), Gil (2002), Prodanov (2013) e Silva, (2001). Procura-se no decorrer do texto, utilizar as ideias dos autores, acima citados, para defender a importância desses instrumentos no processo de coleta de dados, os pontos fortes e as limitações de cada um deles. Com isso, espera-se contribuir com os pesquisadores de cursos de mestrado, a saber, fazer as escolhas corretas no momento de coletar os dados das suas pesquisas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "QUESTIONÁRIO, FORMULÁRIO, ENTREVISTA, COLETA DE DADOS, COLETA DE DADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID8319_03082016000937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE CLOVIS PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLÓVIS"
    "autor_email" => "jclovispereira@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo O presente artigo foi escrito como forma de atender aos requisitos para conclusão da disciplina Tópicos Avançados em Ensino ministrada pelo Professor Doutor Cícero Nilton Moreira no Curso de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE – da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O mesmo tem por objetivo discutir alguns aspectos de suma importância, a serem considerados no momento da escolha de três instrumentos de coleta de dados mais utilizados nas pesquisas de diferentes áreas, que são: o questionário, o formulário e a entrevista. O foco desse estudo é fazer uma análise desses três instrumentos de coleta de dados procurando explicar de forma sucinta a definição, como se dá a aplicação e quais as vantagens e desvantagens do uso desses, na pesquisa de campo em Ciências Humanas. Para a realização desse estudo, foi utilizada como metodologia uma pesquisa bibliográfica em obras de autores que discutem a metodologia da pesquisa, tais como: Andrade (2009), Bertucci (2008), Lakatos (2003), Gil (2002), Prodanov (2013) e Silva, (2001). Procura-se no decorrer do texto, utilizar as ideias dos autores, acima citados, para defender a importância desses instrumentos no processo de coleta de dados, os pontos fortes e as limitações de cada um deles. Com isso, espera-se contribuir com os pesquisadores de cursos de mestrado, a saber, fazer as escolhas corretas no momento de coletar os dados das suas pesquisas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Marcelo Brito Santos

    muito bom os conteudos apresentados para estudos e pesquisas.

    19/03/2021 11:51:46

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.