Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS

Palavra-chaves: PEDAGOGO, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22028
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2628
    "inscrito_id" => 1008
    "titulo" => "PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de discutir as principais peculiaridades que perpassam o processo de formação do profissional da Educação Infantil, a partir de uma análise histórica e crítica dos principais elementos que compõem a riqueza da formação de professores para atuar na Educação Infantil, também conhecida como primeira etapa da educação básica. Para conhecermos um pouco mais da história da formação docente e suas peculiaridades; do papel do pedagogo; dos saberes envolvidos nesse processo e da importância de conhecermos o que envolve o cuidar e o educar crianças na educação infantil, é que nos propomos a escrever esse texto. Para este momento de reflexão e conhecimento da própria história, nos propomos estudar, refletir e analisar brevemente, a formação do professor da educação infantil, considerando desde o percurso de formação até a construção da sua identidade docente. Realizamos uma compilação dos textos estudados para obtermos maiores informações e para compreendermos a concepção de infância, as mudanças na própria estrutura educacional, bem como o entendimento do cuidar e educar como processos interligados. Assim, vimos que a oportunidade de crescimento estudantil e profissional para alunos do curso de Pedagogia, especificamente, está pautado na ampliação do conhecimento científico, do entendimento da relação teoria-prática como indispensáveis para a formação docente e do comprometimento com uma educação que valorize a criança em suas várias dimensões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGO, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1008_17082016135151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA THAIS DE OLIVEIRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "taholiveira.thais@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22028
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2628
    "inscrito_id" => 1008
    "titulo" => "PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de discutir as principais peculiaridades que perpassam o processo de formação do profissional da Educação Infantil, a partir de uma análise histórica e crítica dos principais elementos que compõem a riqueza da formação de professores para atuar na Educação Infantil, também conhecida como primeira etapa da educação básica. Para conhecermos um pouco mais da história da formação docente e suas peculiaridades; do papel do pedagogo; dos saberes envolvidos nesse processo e da importância de conhecermos o que envolve o cuidar e o educar crianças na educação infantil, é que nos propomos a escrever esse texto. Para este momento de reflexão e conhecimento da própria história, nos propomos estudar, refletir e analisar brevemente, a formação do professor da educação infantil, considerando desde o percurso de formação até a construção da sua identidade docente. Realizamos uma compilação dos textos estudados para obtermos maiores informações e para compreendermos a concepção de infância, as mudanças na própria estrutura educacional, bem como o entendimento do cuidar e educar como processos interligados. Assim, vimos que a oportunidade de crescimento estudantil e profissional para alunos do curso de Pedagogia, especificamente, está pautado na ampliação do conhecimento científico, do entendimento da relação teoria-prática como indispensáveis para a formação docente e do comprometimento com uma educação que valorize a criança em suas várias dimensões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGO, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1008_17082016135151.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA THAIS DE OLIVEIRA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS OLIVEIRA"
    "autor_email" => "taholiveira.thais@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir as principais peculiaridades que perpassam o processo de formação do profissional da Educação Infantil, a partir de uma análise histórica e crítica dos principais elementos que compõem a riqueza da formação de professores para atuar na Educação Infantil, também conhecida como primeira etapa da educação básica. Para conhecermos um pouco mais da história da formação docente e suas peculiaridades; do papel do pedagogo; dos saberes envolvidos nesse processo e da importância de conhecermos o que envolve o cuidar e o educar crianças na educação infantil, é que nos propomos a escrever esse texto. Para este momento de reflexão e conhecimento da própria história, nos propomos estudar, refletir e analisar brevemente, a formação do professor da educação infantil, considerando desde o percurso de formação até a construção da sua identidade docente. Realizamos uma compilação dos textos estudados para obtermos maiores informações e para compreendermos a concepção de infância, as mudanças na própria estrutura educacional, bem como o entendimento do cuidar e educar como processos interligados. Assim, vimos que a oportunidade de crescimento estudantil e profissional para alunos do curso de Pedagogia, especificamente, está pautado na ampliação do conhecimento científico, do entendimento da relação teoria-prática como indispensáveis para a formação docente e do comprometimento com uma educação que valorize a criança em suas várias dimensões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.