A temática Botânica e suas subáreas são na maioria das vezes alvo de desinteresse por parte dos alunos e de alguns professores, que frequentemente “pulam” este assunto enquanto matéria curricular de Ciências e Biologia. Como estratégia para minimizar esse efeito, o professor deve adotar artifícios de ensino que dinamizem o processo de ensino-aprendizagem e que proporcione ao aluno um ambiente prazeroso. Sendo assim, a utilização de modelos didáticos surge como uma importante ferramenta para proporção de um ambiente prazeroso para o processo de ensino-aprendizagem, já que aguça a cognição do aluno através das cores e da possibilidade de manuseio da peça, sendo este último de muita relevância para representações tridimensionais, permitindo ao aluno observar a peça de vários ângulos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi demonstrar a utilização da porcelana fria como instrumento na construção do modelo didático para o ensino de Anatomia Vegetal. Para a confecção do material, foi realizado uma busca de imagens em livros, sites e artigos científicos para melhor fidelidade na representação. A utilização de modelos didáticos para representação de estruturas microscópicas é uma ótima alternativa metodológica para o ensino de Ciências e Biologia. Neste caso, em particular, utilizado para o ensino-aprendizagem de Anatomia Vegetal, um dos conteúdos do componente curricular de Biologia no Ensino Médio, é uma alternativa eficaz que permite ao aluno a associação do conhecimento teórico com a prática através do manuseio da peça que permite um campo visual de diversos ângulos e aguça a cognição do aluno.