: O presente estudo versa sobre a presença de professores/as negros/as na Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Objetiva analisar a questão da identidade étnico-racial, particularmente a negra, discutindo os processos de construção do atual quadro docente da Universidade Federal do Maranhão/ UFMA. Para subsidiar nosso estudo, utilizou-se, as seguintes fontes bibliográficas: Carvalho (2002); Le Goff (1994) Souza (1983), entre outros. Os sujeitos do estudo selecionados foram 08 docentes da Universidade Federal do Maranhão, Campus do Bacanga, sendo quatro homens e quatro mulheres dos Centros de Ciências e Ensino da UFMA, a saber: Centro de Ciências Humanas (02), Centro de Ciências Sociais (02), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (02) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (02). O instrumento de coleta de dados utilizado foi entrevista semi-estruturada. verificou-se a pouca presença de negros como professores universitários no quadro docente da Universidade Federal do Maranhão.