Na contemporaneidade, o coordenador pedagógico é o profissional que, na escola, tem o importante papel de desenvolver e articular ações pedagógicas que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem. Para melhor compreensão da atuação desse profissional, faz-se necessário conhecer as diferentes nuances históricas que contribuíram para a constituição dessa profissão, bem como, sua relação com os fatos históricos da educação no Brasil. O estudo em referência tem como cujo objetivo geral conhecer a trajetória histórica do coordenador pedagógico no Brasil. A pesquisa bibliográfica foi consubstanciada em autores como: Saviani (2006), Ribeiro (1998), Libâneo (2002), entre outros que abordam a trajetória do supervisor/ coordenador pedagógico desde a chegada dos jesuítas no Brasil até a década de 1990. O resultado apontou que o coordenador pedagógico, com as reformas ocorridas na educação a função supervisora/coordenadora, recebeu outras denominações como: diretor geral de estudos e comissários, inspetor escolar e por fim o supervisor, sendo que a sua função era de fiscalizar e controlar o trabalho do professor. Contudo, a partir da década de 1990, assiste-se então, a redescoberta da função do coordenador pedagógico, apontada como instrumento necessário para a mudança nas escolas.