Este trabalho tem por objetivo apresentar o subprojeto ARTEculando, desenvolvido no Contexto do Projeto Artes Visuais, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Escola Municipal de Fortaleza/CE, com turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. As ações foram precedidas de estudo teórico sobre alfabetização e letramento com ludicidade, também sobre Arte-Educação e suas estratégias didático-pedagógica no ensino, a partir de autores tais como Vigotsky (1998), Ferreiro e Teberosky (1999) e Duarte Júnior (1991). O subprojeto possibilitou o contato com diversos materiais que favoreceram a superação de níveis de aprendizagem mediante ações planejadas e com o apoio das bolsistas, professoras da escola e da parceria com outros graduandos do curso de Pedagogia/UFC . Concluímos que o projeto foi exitoso assegurando a indissociabilidade entre a Arte e a Educação.