Este artigo tem por objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita, à luz da teoria da aprendizagem de Vigotski. Para tanto, inicialmente se propõe caracterizar as dificuldades de aprendizagem, especificando os principais aspectos da dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita. Em um segundo momento, expõe-se os principais pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Por fim, elabora-se reflexões acerca das dificuldades de aprendizagens, pensando a partir desses pressupostos teóricos estratégias possíveis de enfrentamento. Tem como procedimento teórico a revisão bibliográfica com finalidade de produção de conhecimento através de um ensaio teórico. Como principais resultados, tem-se as contribuições, acerca das zonas de desenvolvimento, no que diz respeito ao Vigotski. Pois a teoria da aprendizagem de Vigotski, fundamenta-se na concepção de sujeito e desenvolvimento, assim produz substratos para se pensar práticas pedagógicas com alunos com dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita.