Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO SOB A ÓTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: PROFESSOR, ESTÁGIO, REFLEXÃO Pôster (PO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O estágio supervisionado constitui uma etapa crucial para a formação do profissional discente principalmente por possibilitar oportunidades de estabelecer uma reflexão crítica a respeito da futura profissão. Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada, em uma escola de ensino fundamental do estado do Piauí, por ocasião do estágio supervisionado III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. A pesquisa está voltada para uma investigação de como se processa a relação da escola com a Universidade,sobre a importância do estágio supervisionado e atuação do discente como estagiário em sala de aula, sob percepção de professores de diversas áreas de atuação da Unidade Escolar Edson da Paz Cunha da cidade de Parnaíba-PI. Neste estudo foi aplicado um questionário composto de 6 questões subjetivas para 5 professores em diversas áreas de formação, a fim de obter suas opiniões sobre a importância do estágio no processo formativo do estagiário. Como resultado, foi identificado que apesar da maioria dos professores terem tido a oportunidade de realizar o estágio durante sua formação acadêmica, e considerarem de extrema importância a experiência do estágio, ainda há alguns aspectos que devem ser levados em consideração durante o estágio como o tempo duração do mesmo, e período em que o estágio curricular é desenvolvido. É notório perceber a indispensabilidade do estágio e as formas de contribuição para o processo formativo do discente, a parceria entre professor e estagiário é essencial para consolidar o aprendizado de experiências adquiridas no desenvolvimento do estágio, permitindo sanar as dificuldades que possam ser encontradas nessa etapa.

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