Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OS EXTRATERRESTES E O ENSINO DE CIÊNCIAS: ASTROBIOLOGIA COMO EIXO INTEGRADOR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, ASTROBIOLOGIA, EIXO INTEGRADOR Comunicação Oral (CO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A astrobiologia ocupa-se do estudo da vida, sua origem e sua evolução no universo. É fundamentada na transdisciplinaridade entre áreas da ciência como a física, a química, a biologia. Objetiva a busca e entendimento das potencialidades de haver vida em outros astros do universo. Devido à abordagem de assuntos sobre a origem, desenvolvimento e evolução da vida na terra e suas potencialidades no universo, a astrobiologia naturalmente desperta curiosidade e mexe com o imaginário de professores e alunos. Este estudo analisa a literatura referente à astrobiologia e ferramentas para auxiliar no ensino de ciências. A revisão foi do tipo sistemática, sendo analisados trabalhos publicados entre o período de 2000 e 2016, em nível nacional e internacional. Após análises, observamos que a astrobiologia apresenta natureza transdisciplinar e possui potencial para ser considerada e utilizada como integradora do conhecimento científico, uma vez associada a práticas pedagógicas adequadas

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