O presente texto apresenta considerações das experiências vivenciadas no projeto Minha Palavra, que evidencia a leitura de mundo das crianças como estratégia de letramento. Desenvolvido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), pautado a partir do disposto no subprojeto intitulado: Processos de Ensino-Aprendizagem dos Conteúdos Escolares a partir da Leitura de Mundo, tendo como objetivo compreender como as experiências relacionadas à leitura de mundo possibilitam às crianças conhecerem o seu cotidiano, considerando os impactos da complexidade das relações sociais, bem como o desenvolvimento nos processos de leitura e escrita. Para tanto, metodologicamente, trabalhamos com a observação-participante de natureza qualitativa, para favorecer a socialização das experiências e do cotidiano dos educandos. Face ao exposto, concluímos que as atividades executadas no projeto deram-se no sentido de mediar discussões, opiniões e inquietações dos alunos, proporcionando aprendizagens para além da ambiência escolar.