Este trabalho visa enfatizar a atuação do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão campus – Grajaú – MA. As atividades analisadas aconteceram com os alunos da Escola Municipal Raimundo Nonato Bogea Ribeiro, nos anos de 2014 e 2015. O PIBID atua na valorização da cultura indígena Tentehar. Como procedimentos metodológicos, os alunos tiveram aulas expositivas e dialogadas; seminários, oficinas com o tema discutido. Para embasar os estudos utilizaram-se as concepções de Wagley e Galvão (1955). Conclui-se que o projeto ao refletir sobre a história dos povos indígenas no município de Grajaú - MA e analisar a relação entre indígenas e não índios representou uma oportunidade de modificar as visões errôneas que os alunos tinham, devido aos conflitos históricos, no que se refere à cultura indígena, porém é função da escola é mostrar novas realidades para seus alunos.