Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SANTO AGOSTINHO E AS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DE “DE MAGISTRO”

Palavra-chaves: SANTO AGOSTINHO, EDUCAÇÃO, DE MAGISTRO Comunicação Oral (CO) GT1 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
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      A princípio se faz necessário que tenhamos ao menos uns relés conhecimento sobre quem foi esse grande personagem de tal grande relevância, e é por isso que o presente artigo inicialmente se refere à vida de Agostinho com foco educacional, religioso e com plenas ressalvas a algumas de suas valiosas obras. A apresentação desse artigo percorre os 14 capítulos inclusos na obra De Magistro, em busca das principais perspectivas educacionais expostas, fazendo menção a esses capítulos de forma aleatória. Os principais aspectos aqui retratados consistem principalmente na finalidade da linguagem, no processo de interiorização e no que o mesmo fala em relação ao papel do mestre. Apesar de tal obra se tratar basicamente da linguagem, não é possível dizer que Agostinho através da mesma, conseguiu elaborar uma inédita teoria a partir dos seus exatos discernimentos no que diz respeito à linguagem, entretanto, não podemos deixar de notar que suas reflexões foram de extrema importância para o aprofundamento de outros estudos acerca desse objeto de pesquisa.
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Santo Agostinho foi um grande pensador que contribuiu bastante para o que hoje nos é apresentado como “educação”. O mesmo é considerado como uma figura de extrema importância em nosso meio, servindo de base e influência para muitos estudiosos, já que carrega consigo uma bagagem repleta de cultura, conhecimento e devoção. Por isso, o presente estudo tem por finalidade apresentar Santo Agostinho, discorrendo acerca de suas contribuições para a Educação a partir das perspectivas educacionais apontadas em sua obra De Magistro, que comprova a tão estreita relação de Agostinho com a educação. Esta é uma das principais obras de Santo Agostinho e até uma das mais conhecidas, afinal é nela que temos a oportunidade de ver este grande pensador não só no papel de um fiel devoto, mas também no papel de mestre e educador, que por meio da obra em questão, lança sua visão acerca da educação, mas sempre fazendo analogia com a religião, o que justifica a preferência por tal tema. Assim pode-se dizer que o objetivo principal deste artigo, é apresentar Agostinho não só a partir da perspectiva religiosa, mas também da educacional. A princípio se faz necessário que tenhamos ao menos uns relés conhecimento sobre quem foi esse grande personagem de tal grande relevância, e é por isso que o presente artigo inicialmente se refere à vida de Agostinho com foco educacional, religioso e com plenas ressalvas a algumas de suas valiosas obras. A apresentação desse artigo percorre os 14 capítulos inclusos na obra De Magistro, em busca das principais perspectivas educacionais expostas, fazendo menção a esses capítulos de forma aleatória. Os principais aspectos aqui retratados consistem principalmente na finalidade da linguagem, no processo de interiorização e no que o mesmo fala em relação ao papel do mestre. Apesar de tal obra se tratar basicamente da linguagem, não é possível dizer que Agostinho através da mesma, conseguiu elaborar uma inédita teoria a partir dos seus exatos discernimentos no que diz respeito à linguagem, entretanto, não podemos deixar de notar que suas reflexões foram de extrema importância para o aprofundamento de outros estudos acerca desse objeto de pesquisa.

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