(INTRODUÇÃO) Este trabalho é um recorte da pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) – PIBIC – 2010/2011” e tem como objetivo levantar uma reflexão em torno da identidade dos(as) pesquisadores(as) deste Grupo e os laços de pertencimento com o Curso de Pedagogia, presentes nos relatos de suas experiências formadoras, levantando reflexões sobre as motivações que influenciaram na escolha dessa profissão, as situações vivenciadas no decorrer do Curso, o trajeto percorrido até se tornarem educadores(as). (METODOLOGIA) Para isso realizamos estudos teóricos nas seguintes obras e/ou textos: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Brzezinski (2002), Catani et all (2003), Flick (2009), Freire (2010), Imbernón (2010), Josso (2010), Libâneo (2010), Moreira (1984), Nóvoa (1999), Pineau (2006), Tardif e Lessard (2008) e analisamos as narrativas escritas de 06 pesquisadores(as) do NEEd, desenvolvidas durante os encontros dessa pesquisa. (RESULTADOS) Constatamos que alguns(as) profissionais escolherem o Curso de Pedagogia porque se identificavam com a área da educação; outros(as) relataram que no início de sua formação tinham pouca identificação com a profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas durante a formação em Pedagogia destacaram-se: os aspectos financeiros e o deslocamento. (CONCLUSÃO) Percebemos que os(as) pesquisadores(as) do NEEd construíram laços conflituosos com a Pedagogia, seja como discentes ou mesmo profissionais, oscilando entre desejo, amor, insatisfação, indecisão e desilusão, corroborando estudos sobre a crise e dilemas da profissão docente, como o estudo organizado por Nóvoa (1999) e Tardif e Lessard (2008). Palavras-chave: Identidade. Formação docente. Narrativas de vida.