Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

PROMOVENDO A MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DE ALUNOS MATRICULADOS NO EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS), ATRAVÉS DA DANÇA DE SALÃO E EDUCAÇÃO NUTRICIONAL, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CUITÉ – PB

Palavra-chaves: ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, ATIVIDADE FÍSICA, ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL Relato de Experiência(RE) Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido
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Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

Qualidade de vida tem sido um tema bastante abordado nos dias atuais, talvez pelas grandes mudanças que estão ocorrendo ou pelo fato de a população estar envelhecendo e buscando cada vez mais a longevidade. Definir qualidade de vida é algo bem amplo, pois, isso envolve vários fatores, dentre eles econômicos, sociais, culturais, relações familiares e saúde, estando a qualidade de vida totalmente associada à dignidade humana, já que aquela deve atender às necessidades fundamentais do indivíduo. Diante disso, o projeto de extensão: A Dança como Caminho Para Educação Nutricional de Jovens e Adultos (DCPENJA) promoveu aulas de dança de salão como modalidade de atividade física, duas vezes por semana com duração de duas horas, tendo por objetivo incentivar a prática de tais atividades, já que esta é uma forma de combate e prevenção de doenças crônicas degenerativas que tão frequentemente acometem a população mundial nos dias atuais, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras, promovendo assim a saúde dos alunos participantes do projeto. A dança também foi responsável por proporcionar uma socialização entre os participantes, onde tiveram oportunidades de interagirem uns com os outros, melhorando assim a vivência destes em âmbito escolar. Além disso, foram desenvolvidas palestras acompanhadas de atividades lúdico-pedagógicas abordando temas relacionados tanto aos benefícios da prática de atividade física quanto à orientação nutricional para que os alunos pudessem obter um estilo de vida saudável, já que a nutrição adequada e a prática de atividade física estão diretamente relacionadas à melhoria na qualidade de vida do indivíduo e, portanto, um processo benéfico de envelhecimento. O projeto tendia um público desde adolescentes até pessoas de meia idade. Diante das atividades realizadas, foi possível observar melhora nos níveis de aptidão física relacionados com a saúde do público-alvo, avanço na socialização dos alunos, proporcionando aos participantes um importante progresso em seus estilos de vidas, procurando sempre considerar as necessidades dos envolvidos e os seus limites, sentindo-se motivados e passando a exercer e desempenhar seu papel ativo e participante na sociedade.

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