A presente pesquisa parte do reconhecimento da dimensão estratégica dos processos de educação na saúde e do princípio de que o conjunto dos atores sociais engajados nos diferentes processos educativos desenvolvidos pela Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral - EFSFVS, formam uma comunidade de aprendizagem que se caracteriza não só pela busca de qualificação profissional mas pelo compromisso com a reforma sanitária e com as transformações das práticas de trabalho. Parte-se deste contexto para discutir o efeito Paidéia que opera sobre a comunidade de aprendizagem no âmbito do Sistema Saúde Escola de Sobral - SSE. Por efeito Paidéia, compreende-se a capacidade de reflexão e ação sobre uma dada realidade sanitária, Campos (2003). Tal efeito não ocorre de forma espontânea e livre de tensionamentos sendo resultado da conjugação de alguns fatores verificados tanto no microcosmos da EFSFVS quanto no macrocosmos do Sistema SSE tem como objetivo avaliar o efeito Paidéia produzido no âmbito da EFSFVS junto a sua comunidade de aprendizagem. A pesquisa foi divida em dois momentos. O primeiro, aqui retratado, descreve e caracterizar o SSE nos seus aspectos micro e macro além de introduzir as discussões acerca do efeito Paidéia. A organização formal de processos educativos no contexto de SSE apóiam a proposta do SSE sendo possível reconhecer o efeito Paidéia. Trata-se de uma pesquisa avaliativa com abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. Os resultados preliminares indicam o potencial que esta articulação entre o campo da educação e da saúde produzem para a organização práticas educativas emancipadoras.