Introdução: Os bons hábitos de higiene devem ser aprendidos desde a primeira infância, se intensificando no ensino fundamental I, onde os discentes aprendem que saúde e educação andam ligadas, através da promoção de educação em saúde nas escolas. Por isso, este trabalho tem como objetivo descrever experiência em promoção de educação em saúde sobre higiene pessoal no ensino fundamental I. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e de cunho qualitativo, feito a partir de vivência em estágio, realizado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, localizada no município de Sapé-PB, na zona rural, em uma turma de 3º ano, com aproximadamente 20 alunos, durante 40 horas aula de estagio, colocando em prática o projeto sobre higiene pessoal. Resultados: Durante a vivencia em sala de aula foi possível observar que os alunos apresentavam falta de conhecimento sobre a própria higiene pessoal. Com o decorrer das aulas foi possível identificar o interesse dos alunos em relação às estratégias utilizadas para aprenderem bons hábitos de higiene, com a utilização de vídeos, jogos, brincadeiras, além das práticas de higiene bucal, higienização das mãos e higiene íntima, fazendo com que entendam a importância de praticá-los diariamente, para manutenção de saúde. Conclusões: Portanto, este trabalho torna-se relevante tendo em vista a reflexão acerca da importância da promoção de educação em saúde no ensino fundamental I, dos fatores que melhoram ou dificultam esse processo de aprendizagem e informação sobre saúde.