Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA I

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, ALUNOS, VIVÊNCIA Pôster (PO) GD03 - Ensino e práticas educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31398
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA I"
    "resumo" => "O Estágio Supervisionado Curricular representa uma etapa indispensável para a consolidação da prática docente. É um momento de grande importância, visto que, é possível observar mecanismos e ações que acontecem constantemente no âmbito escolar, tentando compreender como funciona a gestão da escola e todo o seu conjunto. É possível com a ajuda do professor/supervisor vivenciar alguns momentos ao longo da nossa carreira enquanto docentes, e a partir disso, amadurecer/compartilhar algumas experiências com outros professores nos moldando através de situações, necessidades de cada escola, salas, alunos e em geral. O estágio supervisionado I se caracterizou como muito importante, já que ofereceu uma experiência capaz de promover benefícios e favorecer o processo de ensino/aprendizagem tanto no ser professor como principalmente no ser aluno. Portanto, o objetivo do trabalho é relatar a primeira experiência da atuação docente no ensino de biologia. O referente estágio aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité, Paraíba. A escola apresenta 32 turmas, têm 882 alunos matriculados e 40 professores com aulas nos três turnos. As aulas que foram realizadas o estágio aconteceu nas turmas de 6ºano, 7º ano e 9º ano, sendo todas do ensino fundamental II, no total de 113 alunos. O estágio consolidou a ideia de que o professor deve atentar e se preocupar com toda a formação do aluno, valorizando não só o seu posicionamento teórico, como também o meio social em que ele está inserido, sob a perspectiva moral, ética e atentando para diversos outros fatores que podem e devem contribuir para um ensino aprendizagem de qualidade para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ALUNOS, VIVÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID169_11082017213846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA LANAY GERMANO DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA LANAY"
    "autor_email" => "larissalanay@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31398
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 169
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRÁTICAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE BIOLOGIA I"
    "resumo" => "O Estágio Supervisionado Curricular representa uma etapa indispensável para a consolidação da prática docente. É um momento de grande importância, visto que, é possível observar mecanismos e ações que acontecem constantemente no âmbito escolar, tentando compreender como funciona a gestão da escola e todo o seu conjunto. É possível com a ajuda do professor/supervisor vivenciar alguns momentos ao longo da nossa carreira enquanto docentes, e a partir disso, amadurecer/compartilhar algumas experiências com outros professores nos moldando através de situações, necessidades de cada escola, salas, alunos e em geral. O estágio supervisionado I se caracterizou como muito importante, já que ofereceu uma experiência capaz de promover benefícios e favorecer o processo de ensino/aprendizagem tanto no ser professor como principalmente no ser aluno. Portanto, o objetivo do trabalho é relatar a primeira experiência da atuação docente no ensino de biologia. O referente estágio aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité, Paraíba. A escola apresenta 32 turmas, têm 882 alunos matriculados e 40 professores com aulas nos três turnos. As aulas que foram realizadas o estágio aconteceu nas turmas de 6ºano, 7º ano e 9º ano, sendo todas do ensino fundamental II, no total de 113 alunos. O estágio consolidou a ideia de que o professor deve atentar e se preocupar com toda a formação do aluno, valorizando não só o seu posicionamento teórico, como também o meio social em que ele está inserido, sob a perspectiva moral, ética e atentando para diversos outros fatores que podem e devem contribuir para um ensino aprendizagem de qualidade para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ALUNOS, VIVÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID169_11082017213846.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA LANAY GERMANO DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA LANAY"
    "autor_email" => "larissalanay@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O Estágio Supervisionado Curricular representa uma etapa indispensável para a consolidação da prática docente. É um momento de grande importância, visto que, é possível observar mecanismos e ações que acontecem constantemente no âmbito escolar, tentando compreender como funciona a gestão da escola e todo o seu conjunto. É possível com a ajuda do professor/supervisor vivenciar alguns momentos ao longo da nossa carreira enquanto docentes, e a partir disso, amadurecer/compartilhar algumas experiências com outros professores nos moldando através de situações, necessidades de cada escola, salas, alunos e em geral. O estágio supervisionado I se caracterizou como muito importante, já que ofereceu uma experiência capaz de promover benefícios e favorecer o processo de ensino/aprendizagem tanto no ser professor como principalmente no ser aluno. Portanto, o objetivo do trabalho é relatar a primeira experiência da atuação docente no ensino de biologia. O referente estágio aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité, Paraíba. A escola apresenta 32 turmas, têm 882 alunos matriculados e 40 professores com aulas nos três turnos. As aulas que foram realizadas o estágio aconteceu nas turmas de 6ºano, 7º ano e 9º ano, sendo todas do ensino fundamental II, no total de 113 alunos. O estágio consolidou a ideia de que o professor deve atentar e se preocupar com toda a formação do aluno, valorizando não só o seu posicionamento teórico, como também o meio social em que ele está inserido, sob a perspectiva moral, ética e atentando para diversos outros fatores que podem e devem contribuir para um ensino aprendizagem de qualidade para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.