A presente pesquisa trata a questão da formação de professores, com ênfase à formação docente em Geografia, visto o processo formativo contínuo dos envolvidos na área em questão. O objetivo principal dessa pesquisa consistiu em abordar a relação entre formação de professores em Geografia e a proposta de uma educação cidadã em seus pressupostos filosóficos e didático-pedagógicos. Partindo de uma perspectiva crítico-humanista, que concebe os espaços educativos enquanto produtos sociais inseridos na ordem capitalista vigente, mas também instauradores de mudança e constituídos das relações afetivas, identidades e subjetividades cotidianas, os procedimentos metodológicos consistiram em revisão bibliográfica e vivências debatidas tanto no grupo de pesquisa EGEFProf (Estudos Geográficos: ensino e formação de professores) quanto nas atividades de monitoria do semestre 2016.2 do Curso de Licenciatura Plena em Geografia no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba, contando com a coleta de depoimentos e conversações com diferentes estudantes, de forma a subsidiar algumas das questões elencadas no decorrer do texto. Tal empreitada se justifica não só pela pertinência do tema (e reflexão constante), mas também pelo anseio de construção de uma Geografia Cidadã, visando contribuir para se pensar os espaços pessoais e sociais como dimensões do exercício da cidadania e da democracia, tomadas enquanto par dialético. Ainda sobre a justificativa, a ideia de tal abordagem surgiu durante a observação, análise e discussão de diferentes práticas pedagógicas experienciadas enquanto profissionais em formação também contínua. Dentre as possíveis considerações finais, apontam-se os desafios para a consolidação e exercício da cidadania no contexto brasileiro, a formação de professores ainda provocada e provocadora no contexto brasileiro e as possibilidades para se pensar o ensino e aprendizagem geográficos sob o princípio da conscientização humana.