O IF Sertão-PE Campus Floresta está inserido em uma região cujo potencial econômico gira em
torno da agricultura e pecuária, mais especificamente a agricultura familiar. As ações
institucionais devem ser direcionadas para a realidade regional, integrando os conhecimentos
para desenvolver na comunidade uma consciência crítica sobre os desafios locais sobre a
preservação do meio ambiente e estímulo a manter uma qualidade de vida saudável. O projeto
Semear objetivou promover ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, a partir de temas
transversais que perpassam desde a educação ambiental ao contexto da agricultura familiar. O
projeto foi realizado no Campus Floresta em parceria com a Escola Estadual Três Marias,
direcionado às turmas de 8º ano do ensino fundamental e contou com apoio de docentes e
técnicos de ambas instituições para a realização das ações previstas. A temática do projeto foi
trabalhada a partir da integração de temas transversais, agregando questões sociais, culturais e
éticas relacionadas a realidade do agricultor familiar. Foram realizadas aulas expositivas
dialogadas por meio de dinâmicas, oficinas, aulas práticas, promoção de rodas de conversa,
debates e exibição de filmes. Participaram do projeto 28 alunos da escola parceira e foram
realizadas 17 atividades, sendo 7 desenvolvidas no segundo semestre de 2016 e 10 no primeiro
semestre de 2017. No desenvolvimento das ações foi possível perceber nos alunos o
entusiasmo e o estímulo a participar das atividades, bem como o envolvimento e a interatividade
com a equipe Semear. Foi possível realizar ações integradoras com a participação de alunos dos
cursos Técnico em Agropecuária e de Licenciatura em Química, bem como vivência de
atividades fruto de pesquisas técnico científicas e visitas técnicas à áreas produtivas
relacionadas à agropecuária. A promoção de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão,
usando a educação como um instrumento para conscientização de indivíduos é uma estratégia
importante para desenvolver a criatividade e o senso crítico dos participantes. Foi possível
também realizar uma exposição fotográfica dos trabalhos produzidos, publicação de artigos
científico e elaboração de uma cartilha temática com as atividades realizadas durante o projeto.
Com isso, conclui-se que o desenvolvimento deste trabalho a partir de ações interdisciplinares e
interinstitucionais contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da educação e na
formação de cidadãos conscientes.