Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

SEMEAR: AÇÕES EDUCATIVAS, DE ESTRUTURAÇÃO E RESGATE DA AGRICULTURA FAMILIAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33857
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 713
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "SEMEAR: AÇÕES EDUCATIVAS, DE ESTRUTURAÇÃO E RESGATE DA AGRICULTURA FAMILIAR"
    "resumo" => """
      O IF Sertão-PE Campus Floresta está inserido em uma região cujo potencial econômico gira em\r\n
      torno da agricultura e pecuária, mais especificamente a agricultura familiar. As ações\r\n
      institucionais devem ser direcionadas para a realidade regional, integrando os conhecimentos\r\n
      para desenvolver na comunidade uma consciência crítica sobre os desafios locais sobre a\r\n
      preservação do meio ambiente e estímulo a manter uma qualidade de vida saudável. O projeto\r\n
      Semear objetivou promover ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, a partir de temas\r\n
      transversais que perpassam desde a educação ambiental ao contexto da agricultura familiar. O\r\n
      projeto foi realizado no Campus Floresta em parceria com a Escola Estadual Três Marias,\r\n
      direcionado às turmas de 8º ano do ensino fundamental e contou com apoio de docentes e\r\n
      técnicos de ambas instituições para a realização das ações previstas. A temática do projeto foi\r\n
      trabalhada a partir da integração de temas transversais, agregando questões sociais, culturais e\r\n
      éticas relacionadas a realidade do agricultor familiar. Foram realizadas aulas expositivas\r\n
      dialogadas por meio de dinâmicas, oficinas, aulas práticas, promoção de rodas de conversa,\r\n
      debates e exibição de filmes. Participaram do projeto 28 alunos da escola parceira e foram\r\n
      realizadas 17 atividades, sendo 7 desenvolvidas no segundo semestre de 2016 e 10 no primeiro\r\n
      semestre de 2017. No desenvolvimento das ações foi possível perceber nos alunos o\r\n
      entusiasmo e o estímulo a participar das atividades, bem como o envolvimento e a interatividade\r\n
      com a equipe Semear. Foi possível realizar ações integradoras com a participação de alunos dos\r\n
      cursos Técnico em Agropecuária e de Licenciatura em Química, bem como vivência de\r\n
      atividades fruto de pesquisas técnico científicas e visitas técnicas à áreas produtivas\r\n
      relacionadas à agropecuária. A promoção de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão,\r\n
      usando a educação como um instrumento para conscientização de indivíduos é uma estratégia\r\n
      importante para desenvolver a criatividade e o senso crítico dos participantes. Foi possível\r\n
      também realizar uma exposição fotográfica dos trabalhos produzidos, publicação de artigos\r\n
      científico e elaboração de uma cartilha temática com as atividades realizadas durante o projeto.\r\n
      Com isso, conclui-se que o desenvolvimento deste trabalho a partir de ações interdisciplinares e\r\n
      interinstitucionais contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da educação e na\r\n
      formação de cidadãos conscientes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID1457_02102017235023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIANE CRISTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KATIANE C SILVA"
    "autor_email" => "katianecsantana@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33857
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 713
    "inscrito_id" => 1457
    "titulo" => "SEMEAR: AÇÕES EDUCATIVAS, DE ESTRUTURAÇÃO E RESGATE DA AGRICULTURA FAMILIAR"
    "resumo" => """
      O IF Sertão-PE Campus Floresta está inserido em uma região cujo potencial econômico gira em\r\n
      torno da agricultura e pecuária, mais especificamente a agricultura familiar. As ações\r\n
      institucionais devem ser direcionadas para a realidade regional, integrando os conhecimentos\r\n
      para desenvolver na comunidade uma consciência crítica sobre os desafios locais sobre a\r\n
      preservação do meio ambiente e estímulo a manter uma qualidade de vida saudável. O projeto\r\n
      Semear objetivou promover ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, a partir de temas\r\n
      transversais que perpassam desde a educação ambiental ao contexto da agricultura familiar. O\r\n
      projeto foi realizado no Campus Floresta em parceria com a Escola Estadual Três Marias,\r\n
      direcionado às turmas de 8º ano do ensino fundamental e contou com apoio de docentes e\r\n
      técnicos de ambas instituições para a realização das ações previstas. A temática do projeto foi\r\n
      trabalhada a partir da integração de temas transversais, agregando questões sociais, culturais e\r\n
      éticas relacionadas a realidade do agricultor familiar. Foram realizadas aulas expositivas\r\n
      dialogadas por meio de dinâmicas, oficinas, aulas práticas, promoção de rodas de conversa,\r\n
      debates e exibição de filmes. Participaram do projeto 28 alunos da escola parceira e foram\r\n
      realizadas 17 atividades, sendo 7 desenvolvidas no segundo semestre de 2016 e 10 no primeiro\r\n
      semestre de 2017. No desenvolvimento das ações foi possível perceber nos alunos o\r\n
      entusiasmo e o estímulo a participar das atividades, bem como o envolvimento e a interatividade\r\n
      com a equipe Semear. Foi possível realizar ações integradoras com a participação de alunos dos\r\n
      cursos Técnico em Agropecuária e de Licenciatura em Química, bem como vivência de\r\n
      atividades fruto de pesquisas técnico científicas e visitas técnicas à áreas produtivas\r\n
      relacionadas à agropecuária. A promoção de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão,\r\n
      usando a educação como um instrumento para conscientização de indivíduos é uma estratégia\r\n
      importante para desenvolver a criatividade e o senso crítico dos participantes. Foi possível\r\n
      também realizar uma exposição fotográfica dos trabalhos produzidos, publicação de artigos\r\n
      científico e elaboração de uma cartilha temática com as atividades realizadas durante o projeto.\r\n
      Com isso, conclui-se que o desenvolvimento deste trabalho a partir de ações interdisciplinares e\r\n
      interinstitucionais contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da educação e na\r\n
      formação de cidadãos conscientes.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID1457_02102017235023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATIANE CRISTINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KATIANE C SILVA"
    "autor_email" => "katianecsantana@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O IF Sertão-PE Campus Floresta está inserido em uma região cujo potencial econômico gira em torno da agricultura e pecuária, mais especificamente a agricultura familiar. As ações institucionais devem ser direcionadas para a realidade regional, integrando os conhecimentos para desenvolver na comunidade uma consciência crítica sobre os desafios locais sobre a preservação do meio ambiente e estímulo a manter uma qualidade de vida saudável. O projeto Semear objetivou promover ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, a partir de temas transversais que perpassam desde a educação ambiental ao contexto da agricultura familiar. O projeto foi realizado no Campus Floresta em parceria com a Escola Estadual Três Marias, direcionado às turmas de 8º ano do ensino fundamental e contou com apoio de docentes e técnicos de ambas instituições para a realização das ações previstas. A temática do projeto foi trabalhada a partir da integração de temas transversais, agregando questões sociais, culturais e éticas relacionadas a realidade do agricultor familiar. Foram realizadas aulas expositivas dialogadas por meio de dinâmicas, oficinas, aulas práticas, promoção de rodas de conversa, debates e exibição de filmes. Participaram do projeto 28 alunos da escola parceira e foram realizadas 17 atividades, sendo 7 desenvolvidas no segundo semestre de 2016 e 10 no primeiro semestre de 2017. No desenvolvimento das ações foi possível perceber nos alunos o entusiasmo e o estímulo a participar das atividades, bem como o envolvimento e a interatividade com a equipe Semear. Foi possível realizar ações integradoras com a participação de alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e de Licenciatura em Química, bem como vivência de atividades fruto de pesquisas técnico científicas e visitas técnicas à áreas produtivas relacionadas à agropecuária. A promoção de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, usando a educação como um instrumento para conscientização de indivíduos é uma estratégia importante para desenvolver a criatividade e o senso crítico dos participantes. Foi possível também realizar uma exposição fotográfica dos trabalhos produzidos, publicação de artigos científico e elaboração de uma cartilha temática com as atividades realizadas durante o projeto. Com isso, conclui-se que o desenvolvimento deste trabalho a partir de ações interdisciplinares e interinstitucionais contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da educação e na formação de cidadãos conscientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.