A solução para resolver as questões socioambientais como a pobreza, miséria, desigualdade social, escassez dos bens naturais, satisfação das necessidades humanas, melhoria na qualidade de vida e justiça social, está além de economizar água, luz ou selecionar lixo. Para modificar essa situação é necessária a mobilização social, buscando um novo estilo de vida que seja baseado em diferentes valores éticos, sociais e ambientais. Diante disso, a educação ambiental vem somar esforços na construção de uma sociedade orientada por uma ética que seja baseada na solidariedade e sustentabilidade. A percepção ambiental permite diagnosticar através do pensamento social o modo de vida, visando à conservação e proteção do ambiente no qual se está inserido. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo investigar através de mapas mentais a percepção dos estudantes de cinco escolas do Ensino Fundamental dos estados do PI e MA, sobre como vive a tartaruga marinha na região. A metodologia adotada refere-se à elaboração de mapa mental (desenho) analisado através do conteúdo categorial. As representações demostram que os discentes percebem a tartarugas marinhas como um componente importante da fauna marinha, apresentando elementos de aspectos como a predação, interação entre as espécies e suas áreas de ocorrências: alimentação e reprodução, assim bem como os impactos antrópicos como consequência da atividade humana. Assim, os resultados estimulam a continuação das ações desenvolvidas pelo Projeto Tartarugas do Delta no litoral do Piauí, tornando-os multiplicadores dessas informações, na busca pela conservação e proteção de tartarugas marinhas na região, bem como todo o meio ambiente.