RESUMOA formação do professor é discutida pelos estudiosos da área perspectivando o refinamento do projeto formativo, por meio das reflexões sobre as habilidades,as atitudes e as competências para o bom desempenho profissional do professor.Compreendendo que a formação do professor e a ação docente é complexa e tem características próprias ao trabalho do professor estamos realizando uma pesquisa com o objetivo de: Investigar a formação docente tendo a reflexão crítica como elemento catalisador da re-elaboração do conhecimento profissional; como objetivos específicos os seguintes:Caracterizar a produção do conhecimento profissional no processo formativo; Identificar os níveis de reflexão vivenciados na formação e descrever o processo de reflexão crítica na re-elaboração do conhecimento profissional. Como aporte teórico, destacamos: Pimenta (2011); Zeichner,(1993); Liberali (2008) Guimarães (2004); Tardif (2002).Para desenvolvimento do estudo utilizaremos a pesquisa narrativa qualitativa,como metodologia, o instrumento de produção de dados é o memorial. O cenário é o Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Os interlocutores são dez estudantes de Pós-Graduação e da graduação. Os resultados iniciais apontam possibilidades de uma análise crítico-reflexiva da ação docente na Pós-Graduação e na graduação, compreensão da complexidade da profissão, e uma ação reflexiva proporcionada pela prática pedagógica.