Artigo Anais V CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

SIMULADOR DE IDOSOS PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DOS PROFISSIONAIS EM SAÚDE: DADOS INICIAS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA EM SAÚDE, SIMULAÇÃO, SAÚDE DO IDOSO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE Pôster (PO) AT-01: Gerontologia Social
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo de transição demográfica vivido pelo Brasil nas últimas décadas traz uma série de questões crucias para gestores, pesquisadores e educadores dos sistemas de saúde, como repercussões para sociedade como um todo; especialmente na necessidade de adequar a prestação de serviços e a formação profissional, fortalecendo a atenção primária, a promoção da saúde e atenção integral á saúde dos idosos. Novos métodos de formação e capacitação de profissionais em saúde requer a prestação dos cuidados a pessoa idosa, clama por estruturas criativas e inovadoras, com propostas de ações diferenciadas baseadas nas metodologias ativas; de modo que o sistema ganhe eficiência e o idoso possa usufruir integralmente os anos proporcionados pelo avanço da ciência. A simulação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Catarata, Macha senil e a Presbiacusia para a otimização do processo de ensinoaprendizagem dos profissionais de saúde irá contribuir, além da ação clínica, na conscientização da população exercendo seu papel de agente promotor de saúde e colaborar para o envelhecimento bem sucedido, sendo assim o desenvolvimento. OBJETIVOS: O desenvolvimento de um simulador de velhice para otimização do processo de ensinoaprendizagem dos profissionais em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um tipo de estudo que será transversal, observacional, experimental, analítico e prospectivo. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A pesquisa encontra-se em andamento na fazer de prototipagem gráfica inicial para montagem do primeiro protótipo físico. CONCLUSÃO: O produto final da pesquisa será um protótipo de um simulador de velhice que fomentará o ensino aprendizagem dos acadêmicos da área da saúde contribuindo de forma efetiva para a formação profissional e a inserção no mercado de forma mais realista. Além de, em relatório final, o registro das novas formas de busca do conhecimento e aprendizagem das quais o aluno lançou mão.

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