O processo de evolução da humanidade sofreu grandes alterações nos últimos séculos, momentos como a revolução industrial, o movimento migratório do campo para as cidades, o desenvolvimento tecnológico, as mudanças de valores e o crescimento populacional, contribuíram para o aumento da exploração dos recursos naturais no planeta. Diante dos graves problemas ambientais, a sociedade vem buscando ações que visem solucionar ou minimizar tais problemas. Iniciado com os movimentos culturais na década de 1960, o movimento ecológico surge a partir dessas inquietações, de forma a iniciar a elaboração da proposta de Educação Ambiental (EA), através da necessidade de equilíbrio entre sociedade e natureza. O objetivo desse trabalho foi apresentar, discutir e despertar juntos aos estudantes dos 3º anos, (quatro turmas) do ensino médio da E.E.E.F.M. Prof. Jose Soares de Carvalho (CEG), localizado no bairro da primavera na cidade de Guarabira/PB, a percepção dos problemas ambientais ocasionados no planeta evidenciado no espaço escolar, em pauta a Educação Ambiental (EA) no ensino de Geografia, a partir da intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Essas ações aplicadas no cotidiano escolar refletem o interesse dos estudantes pela EA, através do processo de ensino e aprendizagem, o quanto é importante o desenvolvimento da conscientização ambiental na escola, formar sujeitos ecológicos capazes de compreender sua realidade e agir consciente na sociedade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em sites, revistas, artigos e livros sobre o tema pertinente e utilizou os recursos didáticos e tecnológicos Notebook, Datashow para apresentação do conteúdo em slides, expondo os efeitos ocasionado pela sociedade de consumo no meio ambiente. Portanto, observa-se nos resultados obtidos que a grande maioria dos estudantes envolvidos nas atividades obtiveram êxitos em seus projetos, deram sua contribuição para a sua formação socioambiental, aprendizado que envolve os padrões de comportamento e atividades na sociedade. Esse processo só acontece a partir da transformação do conhecimento, tendo a escola como auxilio no meio de transformação. Faz-se necessário trabalhar os temas transversais e interdisciplinar em todo ambiente escolar, o envolvimento do corpo docente, de todos os colaboradores a partir de uma ação transformadora desde os componentes curriculares até sua prática no processo de ensino e aprendizagem. Conhecimento adquiridos no ambiente escolar, transmitido para família e comunidade, contribuindo para perpetuar conhecimento na sociedade, definindo o processo socioambiental de preservação dos recursos naturais, promovendo a inclusão da EA influenciando na melhoria e qualidade de vida.