Este trabalho objetiva analisar a produção de reescrita do gênero comentário de alunos do 8º ano, do EF II, numa escola estadual da cidade de Campina Grande/PB, levando em conta a adequação ao gênero em questão, relação de interlocução e argumentação. Tais produções foram obtidas através de aplicação de sequências didáticas que contemplavam os três eixos do ensino: leitura, escrita e análise linguística do subprojeto PIBID – Letras/UFCG. Utilizamo-nos, como corpus, três produções (primeira versão) e três produções reescritas. Os resultados demonstram que nas primeiras versões, os alunos tendiam a escrever como se estivessem respondendo a uma atividade objetiva, além de não manifestarem de forma clara seus posicionamentos. Já nas segundas versões, após nossas observações/sugestões de adequação ao, verificamos aspectos relevantes, tais como: posicionamentos mais claros e maior adequação ao gênero. Assim, destacamos a reescrita dos comentários produzidos como uma atividade que possibilitou o desenvolvimento da competência autora dos alunos.