Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MICROSCÓPIO CASEIRO: UMA ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DO ENSINO DE CITOLOGIA NAS ESCOLAS COM AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: CITOLOGIA, MICROSCÓPIO, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os microscópios são imprescindíveis para a visualização das células, uma vez que, as células são usualmente invisíveis ao olho humano. A ausência de laboratório de Ciências ou Biologia nas escolas que ofertam o ensino básico é um problema enfrentado pelos professores das áreas de ciências naturais. O projeto tem como objetivo avaliar a eficácia da utilização de microscópios caseiros, como auxílio didático durante as aulas dos assuntos de citologia, e produzir um material de apoio para professores de Ciências e Biologia. O trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, campus Macapá, no período entre novembro de 2016 e outubro de 2017. Inicialmente, foi realizado um nivelamento sobre funcionamento do microscópio óptico, visando aprimoramento do conhecimento do microscópio tradicional, para expor com clareza a proposta da apresentação da construção e funcionamento do microscópio alternativo. Durante o desenvolvimento das atividades foram construídos três microscópios caseiros a partir de materiais recicláveis e de fácil acesso encontrados no âmbito escolar. Foi possível perceber que ocorreu melhoria na ampliação e na resolução dos objetos observados, de aproximadamente 170X, invenção do americano Kenji Yoshino, para aproximadamente 350X microscópio caseiro construído durante a pesquisa. São várias as vantagens do microscópio caseiro, uma delas é que ele é uma excelente ferramenta de auxílio didático. A segunda vantagem está relacionada ao baixo custo, pois com aproximadamente R$ 25,00 (vinte e cinco reais) e um celular com câmera é possível construir um equipamento. O microscópio caseiro também poderá ser explorado por professores de outras disciplinas, de maneira interdisciplinar. O microscópio caseiro é um excelente auxílio didático para as aulas de Ciências e Biologia, pois permite ao aluno uma compreensão maior do assunto estudado devido a interação da teoria à prática. Após as adaptações, o microscópio caseiro desenvolvido durante a pesquisa, apresentou maior ampliação em número de vezes, quando comparado com o microscópio desenvolvido pelo americano Kenji Yoshino. O microscópio caseiro é uma excelente ferramenta para ser trabalhada de forma interdisciplinar.

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