Este estudo tem foco principal abordar a importância dos grupos de capoeira nas escolas e comunidades, uma vez que tal princípio ideológico se deu devido a capoeira ser parte fundamental e integrante na história do Brasil, desde o processo de colonização até a república, passando, também, por guerras e perseguições, fazendo-se, dessa forma, sempre presente na história da nação brasileira. Portanto, a inclusão do eixo temático sobre a capoeira nas escolas junto às práticas pedagógicas, possibilita uma ação reconhecedora da importância do povo negro e de suas tradições na formação de nossa cultura e de nossa sociedade. O referido artigo visa apresentar a significativa relevância nas quais os grupos de capoeira podem contribuir na abordagem das raízes históricas e culturais das etnias afro-brasileiras com a finalidade de oferecer práticas de ensino motivadoras nas instituições escolares, como também as suas respectivas comunidades, combatendo, portanto, as variadas formas de preconceitos étnico-raciais. Além de abordar a relevância dos enriquecimentos típicos e culturais advindos dos negros da África para o Brasil, bem como verificar a contribuição do aperfeiçoamento das histórias e culturas afro-brasileiras, reforçando a Lei nº 10.639/03, que torna-se obrigatório nas instituições escolares públicas e privadas de ensino fundamental e médio. De fato, a capoeira possui uma significativa função como meio de educação e socialização, devido sua pluralidade cultural não é apenas classificada como dança, jogo, arte, é, também, uma forma interativa de transmissão de conhecimentos das riquezas culturais, bem como os aspectos históricos dos negros nas escolas e nas comunidades.