A Educação Ambiental (EA) vem sendo considerada um novo e grande desafio pelos professores do ensino básico e médio, pois devido a formação inadequada ou a falta de capacitação dos mesmos, a EA não vêm sendo ensinada conforme está previsto na legislação. A Educação Ambiental está voltada não somente para a discussão de conhecimentos científicos, mas também para o conhecimento político social, que juntos devem promover a formação de um aluno crítico e cidadão. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo mostrar qual a percepção dos professores que lecionam no ensino básico e médio, para a relevância da Educação Ambiental na como contribuinte para a formação do aluno cidadão baseado. A pesquisa foi feita, a partir de um questionário para investigar a formação do professor e como este trabalha as questões ambientais em suas disciplinas. Dentre os entrevistados, percebeu-se que mesmo alguns dos docentes não eram formados na área na qual ensina o que em alguns casos dificultou uma discussão mais ampla sobre as questões ambientais com os alunos. Essa situação torna então o ensino de EA um grande desafio para os professores. Porém, mesmo com essas dificuldades foi possível observar que os docentes tem uma preocupação com o meio ambiente e, por isso utilizam a contextualização para trazer os conteúdos de EA para a realidade do aluno, o que permite então discutir os problemas sociais encontrados na escola, na comunidade e, inclusive os problemas ambientais mundiais que assolam a sociedade moderna. Deste modo, garante-se a apresentação e discussão do conhecimento especifico como também a formação de um aluno cidadão e crítico, capaz de atuar nos problemas ambientais.