Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PRÁXIS TRANSFORMADORA E FORMAÇÃO DE PEDAGOGO

Palavra-chaves: TEORIA&PRÁTICA, PRÁXIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral(CO) GT 21 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
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Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

A pesquisa em andamento discorre acerca da formação de professores, no Curso de Pedagogia, sob o prisma de uma práxis transformadora. Analisa a formação do pedagogo no seio das complexas contradições entre prática e teoria. A investigação propõe estabelecer as diferenças entre teoria, prática e práxis, compreendendo a importância de avaliar, sob a ótica da Filosofia da Práxis, o conflito entre praticismo e teoricismo presente na formação do pedagogo. Para tal investigação, adota como tratamento metodológico a reflexão crítico-dialética por meio da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. A pesquisa recorre especialmente às contribuições de Vázquez, Gramsci e Duarte, para assim fundamentar suas categorias e conceitos. O trabalho do pedagogo surge como elemento especial de consciência e ação efetivadas na práxis educativa emancipatória. Nesta perspectiva a práxis transformadora torna-se imprescindível na formação de professores, pois possui essência crítica necessária para fundamentar o trabalho docente.

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