O presente relato tem como objetivo abordar as vantagens do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência de Matemática (PIBID de Matemática) desenvolvida na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com a Escola Estadual Dr. Edino Jales, na cidade de Patu-Rn, promovendo assim um trabalho colaborativo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de matemática. Esse projeto tem como finalidade contribuir na formação dos acadêmicos como futuros profissionais, como também ajudar os discentes do ensino médio, mostrando o grande potencial da matemática. Assim, as atividades que foram desenvolvidas na escola serão abordadas neste relato, apresentando o desenvolvimento dos alunos a qual participam do projeto. Durante o período em que o projeto vem atuando, sempre antes de dar início aos trabalhos, é realizada uma apresentação com coordenador, supervisores e os bolsistas e é fornecido o cronograma de atividades que serão desenvolvidas, e também como cada grupo irá atuar. O projeto atende as necessidades da disciplina de matemática dos alunos do ensino médio na referida escola citada acima, os bolsistas reforçam todo o conteúdo de maneira clara e objetiva, visando despertar o interesse dos alunos em relação a matemática. Assim comprovou-se que é importante que exista apresentação de diferentes modos na prática de instruir os estudantes, para que os mesmos possam sentir o prazer em estudar matemática e não a vejam como uma disciplina complexa e de difícil entendimento por parte dos alunos, acompanhar o desenvolvimento dos mesmos proporcionou as bolsistas grandes experiências que contribuíram para a formação acadêmica, despertando ainda mais o interesse pela licenciatura.