OLIVEIRA, Paula Regina De et al.. Um game para nativos digitais do ciclo infantil. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38741>. Acesso em: 31/10/2024 20:09
Os avanços tecnológicos trouxeram consigo muitas mudanças, inclusive na maneira como as pessoas interagem com seu meio e seus semelhantes. Em consequência disso, a maneira de aprender também vem se alterando. Dentro desse contexto o presente trabalho discute de maneira geral as mudanças no aprender e a interação entre as pessoas com os avanços tecnológicos e elenca os nativos digitais, juntamente com a problemática de ensino no que diz respeito aos mesmos e sua aprendizagem. Os nativos digitais são aqueles que já nasceram e cresceram na era da tecnologia. As crianças nascidas na última década se enquadram no perfil de nativos digitais e desde cedo tem contato diário com todo tipo de dispositivo digital. Seguindo esses conceitos e deixando sabido que a repetição para os primeiros anos de vida de uma criança é de extrema importância, pois é a mesma que as ensina a criar hábitos, um game, pode ser de grande auxilio para o desenvolvimento da mesma, considerando que uma de suas características é a repetição. A partir disso, são discutidas, ainda, a temática do game e como o mesmo se torna uma poderosa ferramenta para o aprendizado já que a aprendizagem para o nativo digital está ligada ao que ele experimenta em seu próprio ambiente. O ciclo infantil é eleito como cenário para essa discussão e a proposta do desenvolvimento de um game educativo se desenha. O objetivo desse desenvolvimento está ligado ao ensino do alfabeto: game que sirva de apoio ao educador do ciclo infantil durante aprendizado de forma lúdica e prazeirosa