Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO MÉTODO DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39147
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 22
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO\r\n
      MÉTODO DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      No ensino de química, uma das formas de motivar o interesse dos discentes pela busca do\r\n
      conhecimento cientifico é a contextualização. Portanto, a química está inserida como disciplina\r\n
      curricular com suas relevâncias para o ser humano, uma vez que, ela explica diversos fenômenos\r\n
      ocorridos no cotidiano das pessoas. Através disto, surge a importância da contextualização no ensino\r\n
      de química, com o intuito de fazer com que o aluno aprenda a partir de fenômenos conhecidos e vistos\r\n
      no dia-a-dia. No campo educacional existem diversas metodologias que se adequam a determinados\r\n
      conteúdos, com isso é possível tornar a aprendizagem mais significativa, uma vez que haja\r\n
      participação ativa dos alunos. A importância da experimentação no ensino de química, está\r\n
      relacionada ao desenvolvimento da compreensão de conceitos que os alunos não conseguem visualizar\r\n
      na teoria, portanto, a partir de atividades experimentais e aulas contextualizadas o aluno sai de sua\r\n
      postura passiva e começa a agir sobre o seu objeto de estudo, relacionando o objeto com a explicação\r\n
      teórica, de modo que busque as causas dessa relação, formulando assim seus próprios conceitos para\r\n
      os fenômenos observados. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as concepções\r\n
      dos alunos, sobre a importância da experimentação no ensino de química, a partir de uma atividade\r\n
      experimental realizada com estes, a qual utilizou-se como tema gerador sucos em pó artificiais, visto\r\n
      que, é um produto de consumo presente na vida de muitas pessoas. A metodologia da pesquisa se\r\n
      caracteriza de natureza quali-quantitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário\r\n
      composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas a temática do processo investigativo. Os\r\n
      sujeitos da pesquisa foram 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública\r\n
      localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. Para realização do trabalho foi aplicada uma\r\n
      sequência didática envolvendo o conteúdo de soluções químicas com tema gerador sucos em pó\r\n
      artificial. Foram feitas discussões acerca da composição das substâncias presente nos envelopes de\r\n
      suco em pó. Por se tratar de um produto muito presente na vida dos alunos, é de grande importância\r\n
      que estes tenham o conhecimento do que estão consumindo, portanto, a partir disso foi abordado o\r\n
      conteúdo de soluções químicas. Os resultados mostraram que o experimento contribuiu de forma\r\n
      significativa para melhor compreensão do conteúdo, de acordo com a opinião dos discentes. E estes\r\n
      afirmaram que gostariam de ter mais aulas experimentais, pois esta, proporcionou a eles uma\r\n
      aproximação da teoria a partir da prática, além de trazer conhecimentos acerca do cotidiano dos\r\n
      mesmos. Nesse sentido é possível ver a importância da contextualização no ensino de ciências, uma\r\n
      vez que, a partir disso o aluno aprende além da química os assuntos presentes no seu cotidiano,\r\n
      fazendo com que estes se interessem mais pela disciplina.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID22_22112017212148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR"
    "autor_nome_curto" => "ELANE"
    "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39147
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 90
    "inscrito_id" => 22
    "titulo" => """
      A IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO\r\n
      MÉTODO DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
      """
    "resumo" => """
      No ensino de química, uma das formas de motivar o interesse dos discentes pela busca do\r\n
      conhecimento cientifico é a contextualização. Portanto, a química está inserida como disciplina\r\n
      curricular com suas relevâncias para o ser humano, uma vez que, ela explica diversos fenômenos\r\n
      ocorridos no cotidiano das pessoas. Através disto, surge a importância da contextualização no ensino\r\n
      de química, com o intuito de fazer com que o aluno aprenda a partir de fenômenos conhecidos e vistos\r\n
      no dia-a-dia. No campo educacional existem diversas metodologias que se adequam a determinados\r\n
      conteúdos, com isso é possível tornar a aprendizagem mais significativa, uma vez que haja\r\n
      participação ativa dos alunos. A importância da experimentação no ensino de química, está\r\n
      relacionada ao desenvolvimento da compreensão de conceitos que os alunos não conseguem visualizar\r\n
      na teoria, portanto, a partir de atividades experimentais e aulas contextualizadas o aluno sai de sua\r\n
      postura passiva e começa a agir sobre o seu objeto de estudo, relacionando o objeto com a explicação\r\n
      teórica, de modo que busque as causas dessa relação, formulando assim seus próprios conceitos para\r\n
      os fenômenos observados. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as concepções\r\n
      dos alunos, sobre a importância da experimentação no ensino de química, a partir de uma atividade\r\n
      experimental realizada com estes, a qual utilizou-se como tema gerador sucos em pó artificiais, visto\r\n
      que, é um produto de consumo presente na vida de muitas pessoas. A metodologia da pesquisa se\r\n
      caracteriza de natureza quali-quantitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário\r\n
      composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas a temática do processo investigativo. Os\r\n
      sujeitos da pesquisa foram 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública\r\n
      localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. Para realização do trabalho foi aplicada uma\r\n
      sequência didática envolvendo o conteúdo de soluções químicas com tema gerador sucos em pó\r\n
      artificial. Foram feitas discussões acerca da composição das substâncias presente nos envelopes de\r\n
      suco em pó. Por se tratar de um produto muito presente na vida dos alunos, é de grande importância\r\n
      que estes tenham o conhecimento do que estão consumindo, portanto, a partir disso foi abordado o\r\n
      conteúdo de soluções químicas. Os resultados mostraram que o experimento contribuiu de forma\r\n
      significativa para melhor compreensão do conteúdo, de acordo com a opinião dos discentes. E estes\r\n
      afirmaram que gostariam de ter mais aulas experimentais, pois esta, proporcionou a eles uma\r\n
      aproximação da teoria a partir da prática, além de trazer conhecimentos acerca do cotidiano dos\r\n
      mesmos. Nesse sentido é possível ver a importância da contextualização no ensino de ciências, uma\r\n
      vez que, a partir disso o aluno aprende além da química os assuntos presentes no seu cotidiano,\r\n
      fazendo com que estes se interessem mais pela disciplina.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID22_22112017212148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR"
    "autor_nome_curto" => "ELANE"
    "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

No ensino de química, uma das formas de motivar o interesse dos discentes pela busca do conhecimento cientifico é a contextualização. Portanto, a química está inserida como disciplina curricular com suas relevâncias para o ser humano, uma vez que, ela explica diversos fenômenos ocorridos no cotidiano das pessoas. Através disto, surge a importância da contextualização no ensino de química, com o intuito de fazer com que o aluno aprenda a partir de fenômenos conhecidos e vistos no dia-a-dia. No campo educacional existem diversas metodologias que se adequam a determinados conteúdos, com isso é possível tornar a aprendizagem mais significativa, uma vez que haja participação ativa dos alunos. A importância da experimentação no ensino de química, está relacionada ao desenvolvimento da compreensão de conceitos que os alunos não conseguem visualizar na teoria, portanto, a partir de atividades experimentais e aulas contextualizadas o aluno sai de sua postura passiva e começa a agir sobre o seu objeto de estudo, relacionando o objeto com a explicação teórica, de modo que busque as causas dessa relação, formulando assim seus próprios conceitos para os fenômenos observados. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as concepções dos alunos, sobre a importância da experimentação no ensino de química, a partir de uma atividade experimental realizada com estes, a qual utilizou-se como tema gerador sucos em pó artificiais, visto que, é um produto de consumo presente na vida de muitas pessoas. A metodologia da pesquisa se caracteriza de natureza quali-quantitativa e teve como instrumento de coleta de dados um questionário composto por perguntas objetivas e subjetivas relacionadas a temática do processo investigativo. Os sujeitos da pesquisa foram 35 alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba. Para realização do trabalho foi aplicada uma sequência didática envolvendo o conteúdo de soluções químicas com tema gerador sucos em pó artificial. Foram feitas discussões acerca da composição das substâncias presente nos envelopes de suco em pó. Por se tratar de um produto muito presente na vida dos alunos, é de grande importância que estes tenham o conhecimento do que estão consumindo, portanto, a partir disso foi abordado o conteúdo de soluções químicas. Os resultados mostraram que o experimento contribuiu de forma significativa para melhor compreensão do conteúdo, de acordo com a opinião dos discentes. E estes afirmaram que gostariam de ter mais aulas experimentais, pois esta, proporcionou a eles uma aproximação da teoria a partir da prática, além de trazer conhecimentos acerca do cotidiano dos mesmos. Nesse sentido é possível ver a importância da contextualização no ensino de ciências, uma vez que, a partir disso o aluno aprende além da química os assuntos presentes no seu cotidiano, fazendo com que estes se interessem mais pela disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.