Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: DETECTANDO NOVOS TALENTOS ATRAVÉS DO RACIOCÍNIO LÓGICO

Palavra-chaves: OLIMPÍADA INTERNA., RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39293
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 38
    "inscrito_id" => 375
    "titulo" => """
      OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: DETECTANDO\r\n
      NOVOS TALENTOS ATRAVÉS DO RACIOCÍNIO LÓGICO
      """
    "resumo" => """
      O presente artigo tem como principal objetivo descrever e relatar uma experiência realizada em sala de\r\n
      aula com os alunos de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino\r\n
      Fundamental Augusto dos Anjos, na cidade de Campina Grande-PB. Tendo como proposta a\r\n
      preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP),\r\n
      foram desenvolvidas atividades por meio da realização de uma Olimpíada Interna, realizada no\r\n
      período de abril até junho de 2017. Este projeto teve por finalidade incentivar e buscar complementar\r\n
      o raciocínio lógico matemático dos alunos, assim também inseri-los numa nova realidade como a da\r\n
      OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), na qual iriam participar pela\r\n
      primeira vez em junho de 2017. No decorrer do desenvolvimento do projeto foram realizados\r\n
      simulados e revisões dos conteúdos matemáticos pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de\r\n
      Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/UEPB. E logo após os alunos participaram da primeira\r\n
      olimpíada interna de matemática Augusto dos Anjos de forma competitiva, com premiações aos cinco\r\n
      primeiros colocados. Desse modo os alunos podem despertar o interesse pela matemática e o seu\r\n
      raciocínio lógico através da resolução de questões desafiadoras e contextualizadas. Assim facilitando e\r\n
      preparando-os para OBMEP. Ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos incentivar o\r\n
      desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos mesmos, tanto nos simulados quanto nas aulas\r\n
      de revisão de conteúdos. De modo que eles buscassem complementar e desenvolver um raciocínio\r\n
      para poder resolver as questões e, além disso, almejar estudar a matemática e vê-la de uma nova\r\n
      forma, mais dinâmica e atrativa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "OLIMPÍADA INTERNA., RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID375_22112017010827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS RHAMON BATISTA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "RHAMON"
    "autor_email" => "carlosrhamonmorais@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39293
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 38
    "inscrito_id" => 375
    "titulo" => """
      OLIMPÍADAS INTERNAS DE MATEMÁTICA: DETECTANDO\r\n
      NOVOS TALENTOS ATRAVÉS DO RACIOCÍNIO LÓGICO
      """
    "resumo" => """
      O presente artigo tem como principal objetivo descrever e relatar uma experiência realizada em sala de\r\n
      aula com os alunos de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino\r\n
      Fundamental Augusto dos Anjos, na cidade de Campina Grande-PB. Tendo como proposta a\r\n
      preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP),\r\n
      foram desenvolvidas atividades por meio da realização de uma Olimpíada Interna, realizada no\r\n
      período de abril até junho de 2017. Este projeto teve por finalidade incentivar e buscar complementar\r\n
      o raciocínio lógico matemático dos alunos, assim também inseri-los numa nova realidade como a da\r\n
      OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), na qual iriam participar pela\r\n
      primeira vez em junho de 2017. No decorrer do desenvolvimento do projeto foram realizados\r\n
      simulados e revisões dos conteúdos matemáticos pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de\r\n
      Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/UEPB. E logo após os alunos participaram da primeira\r\n
      olimpíada interna de matemática Augusto dos Anjos de forma competitiva, com premiações aos cinco\r\n
      primeiros colocados. Desse modo os alunos podem despertar o interesse pela matemática e o seu\r\n
      raciocínio lógico através da resolução de questões desafiadoras e contextualizadas. Assim facilitando e\r\n
      preparando-os para OBMEP. Ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos incentivar o\r\n
      desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos mesmos, tanto nos simulados quanto nas aulas\r\n
      de revisão de conteúdos. De modo que eles buscassem complementar e desenvolver um raciocínio\r\n
      para poder resolver as questões e, além disso, almejar estudar a matemática e vê-la de uma nova\r\n
      forma, mais dinâmica e atrativa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "OLIMPÍADA INTERNA., RACIOCÍNIO LÓGICO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID375_22112017010827.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS RHAMON BATISTA MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "RHAMON"
    "autor_email" => "carlosrhamonmorais@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo descrever e relatar uma experiência realizada em sala de aula com os alunos de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto dos Anjos, na cidade de Campina Grande-PB. Tendo como proposta a preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foram desenvolvidas atividades por meio da realização de uma Olimpíada Interna, realizada no período de abril até junho de 2017. Este projeto teve por finalidade incentivar e buscar complementar o raciocínio lógico matemático dos alunos, assim também inseri-los numa nova realidade como a da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), na qual iriam participar pela primeira vez em junho de 2017. No decorrer do desenvolvimento do projeto foram realizados simulados e revisões dos conteúdos matemáticos pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/UEPB. E logo após os alunos participaram da primeira olimpíada interna de matemática Augusto dos Anjos de forma competitiva, com premiações aos cinco primeiros colocados. Desse modo os alunos podem despertar o interesse pela matemática e o seu raciocínio lógico através da resolução de questões desafiadoras e contextualizadas. Assim facilitando e preparando-os para OBMEP. Ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos mesmos, tanto nos simulados quanto nas aulas de revisão de conteúdos. De modo que eles buscassem complementar e desenvolver um raciocínio para poder resolver as questões e, além disso, almejar estudar a matemática e vê-la de uma nova forma, mais dinâmica e atrativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.