Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4043
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O nosso trabalho tem como principal finalidade evidenciar em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia para uma formação qualificada de estudantes de Licenciaturas em Sociologia. Dessa forma, objetivamos relatar as nossas experiências a partir das atividades desenvolvidas no PIBID/Sociologia no âmbito do subprojeto Trilhas: Saberes e Lugares da Docência da UFCG/CDSA como sendo práticas que inserem o licenciando na sua futura profissão. Entre elas, destacaremos: a experiência compartilhada a partir do Intercâmbio/PIBID, como sendo eventos que proporcionam a troca de experiências entre os bolsistas; práticas em sala de aula, as quais permitem a participação efetiva dos bolsistas na escola, desde a elaboração de planos de aula, até a interação com uma professora experiente e habilitada na área de Sociologia; assim como a produção acadêmica através da participação e publicação de livros e apresentação de trabalhos em eventos regionais e nacionais. Com isso, buscaremos mostrar até que ponto essas experiências contribuem para o enriquecimento didático pedagógico e metodológico, bem como para uma reflexão acerca de melhorias a serem feitas nas aulas de Sociologia. Para tanto, a nossa fundamentação teórica baseia-se nas análises de Arroyo (2009), enfatizando que é necessário recuperar os sujeitos tão centrais nas matrizes mais perenes da teoria pedagógica e Young (2007), argumentando sobre a necessidade do conhecimento especializado nas escolas para que estas possam oferecer ao aluno um conhecimento poderoso e emancipatório. Desse modo, enfatizamos para a necessidade e importância da qualificação dos profissionais da área e como o PIBID tem proporcionado esta experiência e preparação para os futuros docentes. A metodologia adotada consiste na análise qualitativa, visto que buscaremos depreender e avaliar significados, valores e perspectivas dos bolsistas quanto ao supracitado programa. Com efeito, podemos inferir que os conhecimentos adquiridos no PIBID/Sociologia podem ser relevantes no desenvolvimento das atividades de futuros docentes. A participação no referido programa, se constitui em um aprendizado preparatório para atuação em sala de aula."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_33_8cf5f636f0eddd2116e6478e6e5d79ae.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO JOSINALDO SOARES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO JOSINALDO"
    "autor_email" => "josinaldosoares10@bol.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4043
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 33
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O nosso trabalho tem como principal finalidade evidenciar em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia para uma formação qualificada de estudantes de Licenciaturas em Sociologia. Dessa forma, objetivamos relatar as nossas experiências a partir das atividades desenvolvidas no PIBID/Sociologia no âmbito do subprojeto Trilhas: Saberes e Lugares da Docência da UFCG/CDSA como sendo práticas que inserem o licenciando na sua futura profissão. Entre elas, destacaremos: a experiência compartilhada a partir do Intercâmbio/PIBID, como sendo eventos que proporcionam a troca de experiências entre os bolsistas; práticas em sala de aula, as quais permitem a participação efetiva dos bolsistas na escola, desde a elaboração de planos de aula, até a interação com uma professora experiente e habilitada na área de Sociologia; assim como a produção acadêmica através da participação e publicação de livros e apresentação de trabalhos em eventos regionais e nacionais. Com isso, buscaremos mostrar até que ponto essas experiências contribuem para o enriquecimento didático pedagógico e metodológico, bem como para uma reflexão acerca de melhorias a serem feitas nas aulas de Sociologia. Para tanto, a nossa fundamentação teórica baseia-se nas análises de Arroyo (2009), enfatizando que é necessário recuperar os sujeitos tão centrais nas matrizes mais perenes da teoria pedagógica e Young (2007), argumentando sobre a necessidade do conhecimento especializado nas escolas para que estas possam oferecer ao aluno um conhecimento poderoso e emancipatório. Desse modo, enfatizamos para a necessidade e importância da qualificação dos profissionais da área e como o PIBID tem proporcionado esta experiência e preparação para os futuros docentes. A metodologia adotada consiste na análise qualitativa, visto que buscaremos depreender e avaliar significados, valores e perspectivas dos bolsistas quanto ao supracitado programa. Com efeito, podemos inferir que os conhecimentos adquiridos no PIBID/Sociologia podem ser relevantes no desenvolvimento das atividades de futuros docentes. A participação no referido programa, se constitui em um aprendizado preparatório para atuação em sala de aula."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_33_8cf5f636f0eddd2116e6478e6e5d79ae.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO JOSINALDO SOARES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO JOSINALDO"
    "autor_email" => "josinaldosoares10@bol.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

O nosso trabalho tem como principal finalidade evidenciar em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) influencia para uma formação qualificada de estudantes de Licenciaturas em Sociologia. Dessa forma, objetivamos relatar as nossas experiências a partir das atividades desenvolvidas no PIBID/Sociologia no âmbito do subprojeto Trilhas: Saberes e Lugares da Docência da UFCG/CDSA como sendo práticas que inserem o licenciando na sua futura profissão. Entre elas, destacaremos: a experiência compartilhada a partir do Intercâmbio/PIBID, como sendo eventos que proporcionam a troca de experiências entre os bolsistas; práticas em sala de aula, as quais permitem a participação efetiva dos bolsistas na escola, desde a elaboração de planos de aula, até a interação com uma professora experiente e habilitada na área de Sociologia; assim como a produção acadêmica através da participação e publicação de livros e apresentação de trabalhos em eventos regionais e nacionais. Com isso, buscaremos mostrar até que ponto essas experiências contribuem para o enriquecimento didático pedagógico e metodológico, bem como para uma reflexão acerca de melhorias a serem feitas nas aulas de Sociologia. Para tanto, a nossa fundamentação teórica baseia-se nas análises de Arroyo (2009), enfatizando que é necessário recuperar os sujeitos tão centrais nas matrizes mais perenes da teoria pedagógica e Young (2007), argumentando sobre a necessidade do conhecimento especializado nas escolas para que estas possam oferecer ao aluno um conhecimento poderoso e emancipatório. Desse modo, enfatizamos para a necessidade e importância da qualificação dos profissionais da área e como o PIBID tem proporcionado esta experiência e preparação para os futuros docentes. A metodologia adotada consiste na análise qualitativa, visto que buscaremos depreender e avaliar significados, valores e perspectivas dos bolsistas quanto ao supracitado programa. Com efeito, podemos inferir que os conhecimentos adquiridos no PIBID/Sociologia podem ser relevantes no desenvolvimento das atividades de futuros docentes. A participação no referido programa, se constitui em um aprendizado preparatório para atuação em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.