Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

TEORIAS E PRÁTICAS: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL OBDÚLIA DANTAS, CATOLÉ DO ROCHA-PB

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4106
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 394
    "titulo" => "TEORIAS E PRÁTICAS: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL OBDÚLIA DANTAS, CATOLÉ DO ROCHA-PB"
    "resumo" => "O ensino de Língua Portuguesa no Brasil tem sido atualmente palco de diversas críticas e abordagens teóricas, o objetivo, em pauta, é superar as deficiências existentes no ensino de gramática das escolas públicas, resultante de toda uma trajetória tradicionalista, que não levava em consideração a língua materna do alunado e todos os conhecimentos adquiridos. Partindo desse pressuposto, nos foi proposto um período de observação na escola onde acontecem as atividades do PIBID, e a partir dessas observações, pudemos perceber que, na maioria das vezes, os alunos repudiavam as aulas de gramática, se esquivando de participarem das atividades. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o perfil do professor de língua portuguesa interessado no ensino de língua voltado para o texto como construção de sentido. Na primeira parte nos remeteremos aos teóricos envolvidos na temática citada.  E, em seguida, mostraremos os resultados conquistados na prática. As atividades descritas neste artigo fazem parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), Patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e desenvolvido nas turmas do segundo ano da Escola Estadual Obdúlia Dantas, localizada na cidade de Catolé do Rocha - PB."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_394_5e7038ef5e9d1a3cd3e3897ef3a16ab7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA SANTOS"
    "autor_email" => "wanessa.lyns@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4106
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 394
    "titulo" => "TEORIAS E PRÁTICAS: EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL OBDÚLIA DANTAS, CATOLÉ DO ROCHA-PB"
    "resumo" => "O ensino de Língua Portuguesa no Brasil tem sido atualmente palco de diversas críticas e abordagens teóricas, o objetivo, em pauta, é superar as deficiências existentes no ensino de gramática das escolas públicas, resultante de toda uma trajetória tradicionalista, que não levava em consideração a língua materna do alunado e todos os conhecimentos adquiridos. Partindo desse pressuposto, nos foi proposto um período de observação na escola onde acontecem as atividades do PIBID, e a partir dessas observações, pudemos perceber que, na maioria das vezes, os alunos repudiavam as aulas de gramática, se esquivando de participarem das atividades. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o perfil do professor de língua portuguesa interessado no ensino de língua voltado para o texto como construção de sentido. Na primeira parte nos remeteremos aos teóricos envolvidos na temática citada.  E, em seguida, mostraremos os resultados conquistados na prática. As atividades descritas neste artigo fazem parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), Patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e desenvolvido nas turmas do segundo ano da Escola Estadual Obdúlia Dantas, localizada na cidade de Catolé do Rocha - PB."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_394_5e7038ef5e9d1a3cd3e3897ef3a16ab7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA SANTOS"
    "autor_email" => "wanessa.lyns@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa no Brasil tem sido atualmente palco de diversas críticas e abordagens teóricas, o objetivo, em pauta, é superar as deficiências existentes no ensino de gramática das escolas públicas, resultante de toda uma trajetória tradicionalista, que não levava em consideração a língua materna do alunado e todos os conhecimentos adquiridos. Partindo desse pressuposto, nos foi proposto um período de observação na escola onde acontecem as atividades do PIBID, e a partir dessas observações, pudemos perceber que, na maioria das vezes, os alunos repudiavam as aulas de gramática, se esquivando de participarem das atividades. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o perfil do professor de língua portuguesa interessado no ensino de língua voltado para o texto como construção de sentido. Na primeira parte nos remeteremos aos teóricos envolvidos na temática citada. E, em seguida, mostraremos os resultados conquistados na prática. As atividades descritas neste artigo fazem parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), Patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e desenvolvido nas turmas do segundo ano da Escola Estadual Obdúlia Dantas, localizada na cidade de Catolé do Rocha - PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.