Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TEORIA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA E O PAPEL DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL COMO INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Neste apresentamos as principais bases teóricas dos nossos dois anos de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC), no qual teve como objetivo explorar a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer e Arte Sequencial de Will Eisner a trabalhar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. A Teoria de Aprendizagem Multimídia refere-se em selecionar informações verbais e visuais relevantes para estruturar e organizar os pensamentos e informações, com estudos sobre inserções cognitivas, instruções e a tecnologia. Por isso, o desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial na Matemática, que pode ser aproveitado. Os quadrinhos sempre foram uma mídia sedutora, principalmente para o público infanto-juvenil. De acordo com Eisner, o termo arte sequencial pode ser entendido como um veículo de expressão criativa, comunicativa que por meio de quadros expressam ideias ou situações diversas. Em uma sociedade de permanente mudança como a nossa, os currículos têm de ser revistos com frequência, adaptando-se às novas necessidades. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial da Matemática, que pode ser incluído. Esse é o resultado que alcançamos com o desenvolvimento de nosso Projeto PIBIC. Ao estudar e trabalhar HQDs para fins educacionais e incentivar a construção das mesmas por professores e alunos da educação básica, despertamos neles uma Matemática diferente, a qual talvez alunos temam ou não atribuem significado algum.

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