O presente artigo trata-se de um estudo comparativo, que tem como objetivo analisar e compreender as expectativas dos professores de Ciências Biológicas, atuantes na rede pública do município de Penedo, e com estudantes de licenciatura em ciências biológicas na Universidade Federal de Alagoas, diante da perspectiva e dos desafios da educação inclusiva. Observando de que forma tem se estruturado os saberes e fazeres docentes em cursos de licenciatura na área de ciências biológicas analisaremos a percepção dos profissionais e dos estudantes quanto à preparação e capacitação para desempenhar suas funções como futuros docentes, sobretudo diante de uma abordagem pedagógica de caráter inclusivo. Ocorreu em duas etapas, na primeira etapa, procedemos com o levantamento bibliográfico e do estado da arte do tema em estudo. Já na segunda etapa, realizamos a aplicação de dois questionários semiestruturados sendo que destes, um questionário foi direcionado para os docentes atuantes e outro para os discentes em formação, contendo questões gerais e específicas, referentes ao seu processo de formação e, atuação na rede de ensino. Mostrando-se ser de fundamental importância, visto que sentimos a necessidade de compreender, problematizar e nos aprofundar mais na temática da educação inclusiva, aplicada tanto no processo de formação inicial de futuros docentes, quanto para formação continuada dos profissionais em serviço. Para orientar teoricamente esta pesquisa nos apoiamos nas contribuições teóricas de BRASIL (1998), BRASIL/CNE (2001), GARCIA apud PINTO; BARREIRO E SILVEIRA (2010), SACRISTÁN (2000), SANTOMÉ (1998), SCHNETZLER (2000), SCHIMIDT (2001), MANTOAN (1997), MEDEIROS (2009), MICHELS (2006) e TERRA; GOMES (2013).