Esta pesquisa buscará investigar a consolidação da proposta baseada na Escola da Ponte da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sérgio Lopes, no município de Santa Maria – RS, que declara ter por base princípios democráticos. Nesse sentido, busca-se compreender como os sujeitos, público alvo da educação especial, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) desenvolve sua aprendizagem, democracia, autonomia e a consciência de si como ser social, partindo dos princípios da escola, bem como está instituição percebe a inclusão e como os estudantes estão inseridos neste contexto. Além disso, analisar como ocorre a gestão das práticas pedagógicas e das práticas gestoras escolares, desse modelo escolar pautado nos princípios democráticos. O objetivo geral que norteia esta pesquisa é de investigar como ocorrem os processos gestores escolares e pedagógicos inclusivos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Sérgio Lopes, que tem por princípios os democráticos. A abordagem metodológica que guiará o percurso deste trabalho será a qualitativa, já o tipo de pesquisa adotou-se a pesquisa participante, que ocorre com a inserção e contato direto do pesquisador com o fenômeno observado, portanto a observação em campo será direcionada ao modo como as relações pedagógicas e sociais são estabelecidas, no contexto da participação democrática, observando como ocorrem os processos inclusivos e o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, cooperação, solidariedade, respeito ao outro e da aprendizagem de todo o público alvo da educação especial desta escola, dessa forma realizar uma análise da gestão escolar e pedagógica. Quanto à coleta de dados e os instrumentos utilizados, estarão presentes, principalmente a utilização de entrevistas e a observação participante aliada ao Diário de Campo. Em relação aos procedimentos de análise e interpretação de dados dos dados coletados, será utilizado a Análise de Conteúdo de Bardin (1979). Espera-se com este estudo, evidenciar as articulações democráticas, que a inclusão começa a assumir, ou seja, a modernidade está constituindo novas verdades, colocando os sujeitos da educação especial em circulação em novos contextos, buscando desenvolver princípios democráticos, como também sujeitos que desenvolvem motivação intrínseca para a aprendizagem, tornando significativas e valorizadas.