Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE VIVENCIADA NUMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE, INCLUSÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção e as vivências de intérpretes e professores sobre seu papel na inclusão de alunos surdos na escola Estadual Frei Cassiano de Comacchio na cidade de Belo Jardim- PE . Outro aspecto que se pretendeu investigar diz respeito a descrição que eles fazem sobre as relações estabelecidas entre os alunos surdos no âmbito educacional, e se há algum apoio pela instituição para a execução de sua ação pedagógica, assim como as expectativas com relação à aprendizagem. Quanto ao método utilizado optamos por uma pesquisa qualiquantitativa; em relação aos objetivos a pesquisa em foco é do tipo descritiva exploratória, proporcionando uma maior familiaridade com o problema. Quanto ao procedimento adotamos um estudo de caso. Os resultados indicaram que há uma boa convivência em relação aos alunos surdos com a comunidade escolar. Quanto ao apoio das Instituições Educacionais os professores intérpretes reclamam falta de formações e muitas vezes precisam custear capacitações, e que não há inclusão de fato. Já os demais professores acreditam estarem preparados para trabalhar com esses alunos, embora admitem que não vêm recursos materiais e humanos suficientes para a escola, no entanto se contradizem de certa maneira quando questionados se a escola trabalha a inclusão de fato em sua totalidade, 60% admitem que sim. Conclui-se, portanto que há mudanças atitudinais, e na escola investigada aparenta-se ter um bom acolhimento por parte de todos, no entanto, faltam mais investimentos de materiais para tornar a prática docente mais adequada e direcionada para esses alunos.

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