Este trabalho visa analisar alguns questionamentos a respeito do que consiste ensinar ciências para crianças, quais conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências, e como isso influencia o desenvolvimento delas, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos. Tais questionamentos buscarão ser analisados com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Para a elaboração desse trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte de pesquisa, artigos acadêmicos sobre a problemática do ensino de ciências e as metodologias empregadas pelos professores, bem como a análise de livros pertinentes a respeito do tema e visita in loco a SEMED (secretaria Municipal de Educação) tendo como base as escolas de educação infantil do município de Manaus-AM. Buscou-se traçar um paralelo do tripé que compõe o processo de ensino aprendizagem em relação ao ensino de ciências que é composto por docentes, alunos e a escola. Verificou-se que a investigação não se restringe à experimentação, que as professoras perceberem a necessidade de se introduzir atividades investigativas no plano social da sala de aula, reconhecerem a importância do desenvolvimento de procedimentos relacionados à inventividade científica, à emissão de hipóteses e a interpretação dos resultados, à argumentação lógico-abstrata. Também a necessidade de uma formação no curso de graduação mais bem estruturada no que tange o ensino de ciências.