: O presente artigo desenvolvido sobre ‘’A relevância da historiografia local, como ferramenta indispensável no ensino da história. ’’ traz como objetivo o estudo da história local em sala aula, pois o conteúdo de história estudado na escola básico deveria ser menos mecânico e mais aplicável a um significado de vida para os estudantes, Em virtude disso podemos ver os exemplos de conteúdos que são usados em sala de aula, capitanias hereditárias, a independência do Brasil, mas não estudamos a emancipação politica do nosso município o que é de grande importância para criação de uma identidade cultural do estudante. Hoje temos no currículo, a cultura que virou objeto de atenção e a importante, aquela que não condiz com a realidade, mas sim a que convém ser chamada de ‘’cultura’’. É importante conhecer as particularidades do seu convívio social e diário, e estudar sobre a cultura do outro, faz-se necessário o uso de metodologias que valorizem a construção e a interação dos educandos, além de promover a autonomia destes durante as atividades. Nessa tônica, temos como objetivo trabalhar uma abordagem histórica focada para historia local, promovendo ao estudante a construção da identidade cultural que promova o empoderamento social e histórico.